segunda-feira, 5 de março de 2018

1 Coríntios 9:22

1 Coríntios 9:22 - Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
FIZ-ME COMO FRACO. Uma das acusações dos oponentes de Paulo na igreja cristã de Corinto era de que ele era fraco, por não receber ajuda financeira para pregar a palavra de Deus e fazer a obra de Deus. Em muitas igrejas desta época, os líderes mais influentes pregavam a palavra de Deus como se fossem professores das ciências do saber, como filosofia, sociologia, psicologia e até a teologia. Hoje não é diferente, porque existem supostos ministros do evangelho que ganham dinheiro para pregar.

PARA GANHAR. A renúncia que Paulo fazia dos interesses econômicos em não ganhar dinheiro para fazer a obra de Deus, tinha como finalidade ganhar vidas para o reino de Cristo. Uma alma tinha mais valor para o apóstolo dos gentios, do que fazer da palavra de Deus uma mercadoria ou do seu ministério uma profissão. Infelizmente, nos dias de hoje, os mercenários da fé, fazem a obra de Deus visando lucro financeiro.

OS FRACOS. Já estes fracos, sobre os quais se reporta o apóstolo Paulo, dizem respeito aos pobres, eles que não despertam interesses por parte dos que praticam o comercio da fé. Os grandes líderes das religiões ou os famosos pregadores do outro evangelho, não estão nem ai com os que ficam as margens da sociedade. Dentro das denominações, os pobrezinhos ficam esquecidos, sem cargos e sem oportunidades.

FIZ-ME TUDO. Como ministro do evangelho de Cristo e como missionário transcultural, enviado por Cristo as nações gentílicas, o nosso escritor era muito diferente das demais lideranças legalistas da igreja matriz de Jerusalém. Já nesta época existia a elite religiosa, que mais buscava poder e prestígio junto à comunidade cristã, justamente como acontece nos dias atuais. Hoje, o que mais importa para a nata do cristianismo é status, poder, posição e influencia. É a isso que podemos chamar de reino dos homens.

PARA TODOS. Com isso, Paulo declara que não fazia acepção de pessoas, para ele o mais valoroso era ganhar vidas para o reino de Cristo. Enquanto aqueles que buscam construir seus próprios impérios religiosos, o que vale é os seus interesses pessoais. Mas para o apóstolo dos gentios o mais precioso era levar o evangelho das boas novas, principalmente aos mais pobres, porque dos tais é o reino dos céus, disse Jesus.

PARA POR TODOS OS MEIOS. Para tanto, o escritor desta carta quebrava o protocolo, infligia as regras humanas, não valorizava o legalismo da religiosidade, contanto que vidas fossem alcançadas por meio de seu testemunho e pregações. Não é a toa que Paulo foi consagrado pela história do cristianismo primitivo, como sendo um gigante na área da evangelização, porque para ele, salvação de vidas era o mais importante.

CHEGAR A SALVAR ALGUNS. Nem todos dão valor a salvação e vida eterna, porque a fé não é de todos. No entanto, para o apóstolo dos gentios, quanto mais pessoas ele alcançasse com o evangelho da libertação, isso era o prazer de sua alma. Paulo não visava o que as pessoas tinham, mais seu alvo era ganhar as próprias pessoas para o reino dos céus. Se todos tivessem esta mesma visão, e não a ganância financeira, a igreja de Cristo seria supervalorizada aqui e agora, como luz do mundo e sal da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...