quarta-feira, 21 de março de 2018

1 Coríntios 11:15-16

1 Coríntios 11:15-16 - Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
MAS TER A MULHER. Nestes dois versículos, Paulo faz sua conclusão deste tema, levando em consideração a questão das mulheres, quanto ao uso adequado dos seus cabelos para glória de Deus. Acredita-se que não ficou totalmente clara a posição do autor sobre este assunto, mas em linhas gerais, ele expressa seu desejo que era, a regra de que os homens deveriam ter cabelos curtos, enquanto que as irmãs da igreja de Corinto tivessem seus cabelos cumpridos, como sinal de submissão aos homens.

CABELOS CRESCIDOS. Conforme temos demostrado em comentários anteriores, era costume das mulheres prostitutas da cidade de Corinto, terem seus cabelos bem curtos, como sinal de que eram mulheres de vida livre e profissionais do sexo. Em contra partida, ou do outro lado, as mulheres mais dignas da sociedade, e principalmente da igreja, tinham por obrigação ter seus cabelos bastante longos.

LHE É HONROSO. Ter a mulher cabelos grandes era sinal de que aquela era efetivamente uma esposa que dava o bom exemplo de submissão ao seu marido, o que nas sociedades preconceituosas era algo louvável. A própria sociedade tem sua malha moral baseada em boas tradições e bons costumes, e desta forma, quem vive para o que é bom e certo, tem o seu reconhecimento natural pela própria sociedade.

PORQUE O CABELO FOI DADO EM LUGAR DO VÉU. Essa colocação feita por Paulo é que para alguns, ele desfez tudo que havia dito, no tocante a exigência das mulheres terem que usar o véu durante o culto, e principalmente quando em oração ou sendo usada por Deus no dom de profecia. Por isso que, nas igrejas modernas, não se usa mais o véu, porque a compreensão que se tem é que o cabelo foi dado em lugar do véu. Dificilmente se encontra alguma denominação em que as irmãs usem o véu.

MAS SE ALGUÉM QUISER SER CONTENCIOSO. Ao que tudo indica, Paulo tocou em um ponto fundamental, que era característica prioritária dos moradores de Corinto, que era justamente a questão dos debates. Pode-se perceber que os assuntos abordados pelo nosso autor nas duas cartas enviadas aquela comunidade cristã de Corinto, envolvem temas polêmicos, ao ponto de naquela igreja haverem partidos, e facções.

NÓS NÃO TEMOS TAL COSTUME. Quando Paulo fala em “nós” ele se refere a sua própria pessoa, bem como a seus companheiros de ministério, que não tinham o costume de viverem buscando debates sobre questões controvérsias. Já no que diz respeito aos seus leitores, não se podia dizer o mesmo, uma vez que, os cidadãos de Corinto viviam dos debates públicos, buscando ser um, mais sábio do que o outro.

NEM AS IGREJAS DE DEUS. Geralmente, quando o Novo Testamento fala sobre a igreja de Deus, que também é a igreja de Cristo, não está se referindo a uma organização religiosa, nem muito menos a uma denominação cristã. Mas se trata do povo de Deus e de Cristo, aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador e que busca o reino de Deus e as coisas que são de cima, essa é a igreja de Deus e de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...