segunda-feira, 26 de março de 2018

1 Coríntios 11:34

1 Coríntios 11:34 - Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando eu for.
MAS, SE ALGUM TIVER FOME. Finaliza então este assunto, o apóstolo Paulo, dando uma última recomendação muito importante, em termos de por em ordem as coisas na igreja cristã de Corinto. O autor nos faz pensar que a ceia do Senhor não era um momento de se praticar a gula, mas sim, um momento em que todos tivessem a oportunidade de participarem do pão e do cálice com absoluta moderação. Mas tinham alguns que estavam participando desta ordenança para pecarem com a gula.

COMA EM CASA. Então, se alguém era dominado pelo pecado da gula, que esse tal matasse a sua fome em casa, e não fazer da ceia do Senhor um instrumento para saciar seu apetite desordenado pela comida e pela bebida. Ao que tudo indica, tinha naquela comunidade cristã, alguns que comiam demais, enquanto isso, outros que ficavam por último, terminavam sem comer nada, essa injustiça tinha que acabar.

PARA QUE NÃO VOS AJUNTEIS. Esse ajuntamento sobre o qual fala o escritor, diz respeito à convocação geral que era feita, pelos líderes locais da igreja cristã de Corinto, para que todos os membros do corpo de Cristo tivessem o privilégio de participarem desta tão importante ordenança para a igreja, que era a celebração da ceia do Senhor. Como nesta época o povo era mais fervoroso, todo mundo estava lá.

PARA CONDENAÇÃO. A forma como estavam celebrando a ceia do Senhor, não era para melhor, senão para pior, isso porque, não estavam os leitores de Paulo celebrando a ceia do Senhor para glória de Deus, mas o que estava reinando era uma verdadeira baderna. Do jeito que estava, alguns não tinham como crescer espiritualmente, pois estavam se prejudicando, porque estava agindo errado. Paulo pedia que os seus leitores levassem a sério este tão importante evento da igreja.

QUANTO AS DEMAIS COISAS. Verdade é que Paulo ocupou um bom espaço desta sua carta para tratar destes assuntos com a comunidade cristã de Corinto. No entanto, ele pensa que ainda não foi o suficiente para tentar resolver todos os problemas relacionados à celebração da santa seia do Senhor na igreja cristã de Corinto. Por isso é que ele deixa transparecer de que ainda restavam mais coisas a tratar com eles.

ORDENÁ-LAS-EI. Paulo buscou tratar destes assuntos por carta, como se fosse apenas seus conselhos de pai para filhos, e isso ele tratava de forma cordial, apenas alertando, porque na realidade era apenas tinta e papel. Todavia, quando ele chegasse pessoalmente na igreja de Corinto, então a coisa seria tratada com mais rigidez, porque ele iria baixar resoluções mais severas para solucionar os problemas.

QUANDO EU FOR. Em sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo dos gentios nos faz saber que ele efetivamente fez uma segunda visita a igreja de Corinto, apontando ainda que faria no futuro uma terceira visita àquela igreja. A conclusão deste tema é que Paulo deixa bem claro que brevemente chegaria mais uma vez na igreja de Corinto para dar continuidade aos seus ensinos sobre as doutrinas cristãs que ele procurava por em prática em todas as igrejas por ele fundadas no mundo gentílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...