quarta-feira, 28 de março de 2018

1 Coríntios 12:11

1 Coríntios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
MAS UM SÓ. O autor conclui sua lista de dons distribuídos com a igreja de Cristo, afirmando sobre a unidade do doador que é um só, o Espírito de Deus. Parece-nos que havia incompreensão por parte dos leitores de Paulo, quanto à fonte de onde vinha os dons espirituais e ministeriais em operação na igreja cristã de Corinto. Talvez os irmãos pensassem que os dons espirituais eram propriedades particulares dos que as exerciam, mas Paulo esclarece que, os dons eram dados pelo Espírito Santo de Deus.

E O MESMO. As manifestações são diversificadas, as operações não inumeráveis, os efeitos são muitos nas vidas das pessoas, mas era o mesmo Espírito Santo de Deus que estava em ação naquela igreja. Por isso que Paulo fala da importância do discernimento de espíritos, isso para que os líderes locais daquela comunidade cristã não confundissem o Espírito de Deus com as manifestações de outros espíritos.

ESPÍRITO. Conforme a nossa versão bíblica, a primeira letra da palavra Espírito está maiúscula, justamente indicando que o escritor se refere exatamente ao Espírito Santo de Deus. O mesmo que falou por meio dos profetas antigos, o mesmo que assistiu em todo o tempo com Cristo Jesus, o mesmo que fortaleceu os apóstolos de Cristo Jesus para suportarem as provações, é o mesmo que estava agindo na igreja de Corinto.

OPERA TODAS ESTAS COISAS. Certamente o apóstolo dos gentios está escrevendo sobre todos os dons espirituais e ministeriais dados pelo Espirito Santo e que estava em pleno vigor naquela igreja, tais como: os dons da palavra da sabedoria, palavra do conhecimento, a fé, o dom de curar, operação de maravilhas, o dom de profecia, o dom de discernir os espíritos, a variedade de línguas e a interpretação das línguas. Estes presentes repartidos com os servos de Cristo estavam em operação em Corinto.

REPARTINDO PARTICULARMENTE. Não há dúvida que esta distribuição feita pelo Espírito Santo na vida dos irmãos era conforme a dedicação de cada um daqueles que faziam parte da igreja remida do Senhor Jesus. Até porque, o exercício destes dons era muito importante para o crescimento e desenvolvimento espiritual do corpo de Cristo, que é a sua igreja. Portanto, devemos buscar todos estes dons, para o bem coletivo.

A CADA UM. O próximo tema a ser desenvolvido por Paulo é justamente a diversidade de membros de um corpo, o que representa também a importância de cada membro do corpo para o bem de todos. Não é diferente com a distribuição dos dons espirituais, cada membro do corpo de Cristo deve exercer pelo menos um dos dons espirituais, com o objetivo e a finalidade de beneficiar dos demais que fazem parte da igreja.

COMO QUER. O Espírito de Deus conhece a capacidade de cada um daqueles que fazem parte do povo de Deus, e assim sendo, ele dá a cada um seus dons espirituais, conforme o seu querer. Neste caso, não depende da posição que alguém ocupa na igreja local, nem depende da influência que alguém exerce sobre o rebanho, porque esta escolha é feita pelo próprio Espírito de Deus, que capacita com os dons espirituais quem ele realmente deseja e quer. Efetivamente é assim que funciona na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...