terça-feira, 27 de março de 2018

1 Coríntios 12:4-6

1 Coríntios 12:4-6 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
ORA, HÁ DIVERSIDADE DE DONS. Os comentaristas afirma que a igreja cristã de Corinto era uma comunidade cristã com muitos dons espirituais, porem, os líderes locais não estavam sabendo lidar com esta situação, razão porque Paulo por meio desta sua carta busca orientar os irmãos de como administrar tais dons espirituais. Nos versículos seguintes o autor fala diretamente sobre a diversidade destes dons.

MAS O ESPÍRITO É O MESMO. O apóstolo dos gentios nos faz saber que é o Espírito Santo de Deus quem faz a distribuição justa dos dons espirituais para a edificação da igreja de Cristo. Desta forma sendo, precisamos buscar com todo empenho para nossa vida, a presença do Espírito Santo, e com ele vem para nossa vida os dons espirituais. Ninguém pode ter os dons que vem do alto, sem ter o Espírito Santo. Isso é fato.

E HÁ DIVERSIDADE DE MINISTÉRIOS. Estes ministérios sobre os quais Paulo se reporta dizem respeito aos serviços que são exercidos por aqueles que têm os dons espirituais e ministeriais. Por isso que neste caso pode-se falar em vários ofícios que existiam nas igrejas, tais como: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, bispos, mestres, doutores, presbíteros, diáconos e etc. Tudo isso são serviços para a igreja.

MAS O SENHOR É O MESMO. Todos os ministérios vêm do Espírito Santo, mas tem como base o Senhor Jesus Cristo, isso porque o Mestre da Galileia foi o maior exemplo de serviço ao próximo. Geralmente as pessoas acham que ministério é privilégio, quando na realidade é serviço, quem faz parte do ministério da igreja deve servir com dedicação a igreja de Cristo e não buscar ser servido pelos irmãos. Em muitos casos nos dias de hoje, há uma inversão de valores nos ministérios cristãos nas igrejas.

E A DIVERSIDADE DE OPERAÇÕES. O escritor está falando do resultado em que há com a aplicação correta dos dons espirituais, porque os ministros serão discípulos de Cristo no seu exemplo de serviço a igreja, e com isso, haverá a manifestação das diversas operações de milagres, prodígios e sinais da parte de Deus para a igreja de Cristo Jesus. Quando a igreja funciona nos conformes, o produto final são manifestações de poder.

MAS É O MESMO DEUS. Percebe-se a unidade de propósitos, objetivos e projetos de Deus, o Pai, de Jesus Cristo e do Espírito Santo, que em harmonia operam coisas grandes em benefício da igreja amada de Cristo. Este legado deixado por Paulo estimula ao povo de Deus a buscar o poder que está em operação pelos dons espirituais dados pelo Espírito Santo, mostrando o exemplo de Cristo no poder de Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo é quem faz coisas grandes para o bem da igreja.

QUE OPERA TUDO EM TODOS. Os ministros de Cristo são apenas instrumentos do Espírito de Deus para servirem a igreja remida de Cristo. Entendemos, portanto, que a manifestação do poder operante na igreja, não é que os dons espirituais e ministeriais sejam dos ministros, mas na verdade é a operação conjunta do Deus Todo-poderoso, do exemplo de vida e serviço de Cristo Jesus e a operação dos dons do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...