sábado, 17 de março de 2018

1 Coríntios 11:5

1 Coríntios 11:5 - Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
MAS. Ver-se que, o apóstolo dos gentios se preocupara com todos os detalhas das igrejas fundadas por ele, e não há dúvida que havia naquela comunidade cristã algumas demandas quanto às reuniões de cultos, tanto com os homens, bem como com as mulheres. Os problemas pequenos dentro de uma igreja local, se não forem resolvidos, podem com o passar do tempo, se tornarem em uma dor de cabeça para as lideranças da igreja cristã. Talvez esse fosse um problema trivial, porem, existia.

TODA A MULHER. Em alguns aspectos, o tratamento dado às irmãs no tempo da igreja primitiva, não havia melhorado tanto, em comparação com o tratamento que lhes eram dadas nas sinagogas judaicas. Muitos tabus tiveram que ser removidos para que grandes avanços fossem conquistados, no sentido das mulheres cristãs serem devidamente reconhecidas, no tocante ao real valor de todas elas, como deve ser.

QUE ORA. Neste aspecto, quanto aos trabalhos de oração que eram realizados pelas irmãs, não eram diferentes do que acontecia com os homens na igreja. Talvez, baseado em textos como esse, é que em nosso país, algumas denominações criaram trabalhos específicos, como o círculo de oração para os departamentos femininos das igrejas. Não há, portanto, nenhuma proibição, no tocante as mulheres orarem a Deus.

OU PROFETIZA. O dom de profecia, ou como alguns chamam de ministério profético, também era exercido pelas irmãs da igreja, mulheres de Deus, que o Senhor usava para edificação do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida. A igreja cristã de Corinto era rica, em termos materiais, bem como nos dons espirituais, porem, precisava de por em ordem tais dons espirituais, razão desta carta de Paulo ser enviada.

COM A CABEÇA DESCOBERTA. Ao que tudo indica, orar e profetizar, por parte dos irmãos, texto anterior, e das irmãs, neste texto, eram funções regulamentadas no ministério das igrejas gentílicas fundadas por Paulo, sendo que o mesmo, não se pode prever quanto as igrejas em Israel, porque as lideranças da igreja matriz de Jerusalém, de princípio, não se desligaram muito das tradições do judaísmo histórico. Essa mesma regra era aplicada as mulheres judias no tocante a religião no templo ou na sinagoga.

DESONRA A SUA PRÓPRIA CABEÇA. No caso da igreja de Corinto, se faz necessário esclarecer um foto histórico, que nem todos conhecem. É que naquela cidade, existiam as prostitutas profissionais e as prostitutas religiosas, em que tais mulheres da sociedade, somente elas saiam nas ruas de cabeças rapadas, ou com cortes de cabelos muitos curtos, como identificação de que eram mulheres livres para a sexualidade.

PORQUE É COMO SE ESTIVESSE RAPADA. Para diferenciar as santas mulheres de Deus das prostitutas do sexo, era que as mulheres cristãs usassem um véu. Devemos ainda acrescentar que, esta não era uma regra aplicada em todas as igrejas gentílicas fundadas por Paulo, mas que alguns comentaristas afirmam que, este era mais um problema específico de Corinto, e em algumas outras cidades daquela região. Nas igrejas ocidentais, com raríssimas exceções é que este costume tem prevalecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...