quinta-feira, 22 de março de 2018

1 Coríntios 11:18-19

1 Coríntios 11:18-19 - Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
PORQUE ANTES DE TUDO OUÇO QUE. Parece que as coisas erradas que estavam ocorrendo na igreja cristã de Corinto, estavam se espalhando pelas demais igrejas gentílicas, que faziam parte da administração de Paulo e seus amigos de ministério. E a má notícia chegava aos ouvidos de Paulo, até para que ele enviasse esta carta, com as devidas recomendações, a fim de corrigir tais anomalias e distorções naquela igreja.

QUANDO VOS AJUNTAIS NA IGREJA. Na realidade o autor esta falando das reuniões feitas pelas lideranças locais da comunidade cristã em Corinto, porque nesta época, não haviam templos construídos para o cristianismo, como temos nos dias de hoje, porque até o ano de 313 de nossa era cristã, o império romano não tinha aceito o cristianismo como religião oficial. A igreja era o povo de Deus, constituída de pessoas.

HÁ ENTRE VÓS DISSENSÕES. O apóstolo dos gentios se reporta as divisões que haviam entre aqueles que defendiam seus heróis, tais como o próprio Paulo, Cefas, que era Pedro, Apolo, que era defendido pelos mais sábios, humanamente falando e aqueles que tinham na verdade somente a Cristo como Senhor e dominador. O faccionismo vinha provocando rachas e guerras ferrenhas naquela comunidade cristã.

E EM PARTE O CREIO. Enquanto o fundador daquela igreja estava presente entre os seus filhos na fé, ele próprio cuidava em apagar o fogo das rinchas entre os que gostavam das disputas. Mas, foi só Paulo se ausentar daquela comunidade cristã, que logo em seguida tiveram início as divisões e o partidarismo. Certamente quem levou até a Paulo as notícias das divisões em Corinto era pessoa de credibilidade, ao ponto de Paulo ter a certeza de que em parte, ele podia acreditar que era realidade.

E ATÉ IMPORTA QUE HAJA ENTRE VÓS HERESIAS. Como a comunidade cristã de Corinto era uma igreja grande e importante, também estava receptível a que se infiltrassem muitos falsos apóstolos e obreiros fraudulentos, que com falácia e astúcia semeavam suas heresias. Neste caso, as heresias sobre as quais fala o escritor, dizem respeito aos ensinos errados, que entravam em choque com as doutrinas cristãs verdadeiras, já ensinadas pelo apóstolo Paulo e seus amigos de ministério.

PARA QUE OS QUE SÃO SINCEROS. No entanto, o apóstolo dos gentios via algo de positivo, até naquilo que era negativo, quando ele vê a possibilidade de se manifestarem no meio das nebulosas trevas a verdadeira luz. Paulo via como um momento de provação ou até mesmo tentação, a possibilidade de se destacarem os verdadeiros servos de Cristo. Essa sinceridade se traduz por fidelidade a Cristo Jesus.

SE MANIFESTEM ENTRE VÓS. A peneira de Deus estava passando no meio daquela comunidade cristã, a fim de provar quem era quem na realidade. O Senhor estava passando em revista o seu exército para distinguir quem estava disposto a defender as verdades do evangelho ou não. Todo aquele que é de fato um legítimo embaixador do reino de Cristo, não pode deixar de defender as verdades do evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...