sábado, 17 de março de 2018

1 Coríntios 11:6

1 Coríntios 11:6 - Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
PORTANTO, SE A MULHER. As culturas mais antigas eram machistas, e, portanto, discriminavam as mulheres em quase tudo. O judaísmo por exemplo, mantinha tradições e costumes em que as mulheres quase que não tinham valor, principalmente na participação da vida religiosa de Israel. Há quem diga que Paulo ainda carregava consigo alguns conceito do judaísmo, quanto ao que se colocava para as mulheres cristãs nas igrejas. Porem, os líderes da igreja de Jerusalém, muito mais que Paulo.

NÃO SE COBRE. Até os dias de hoje, os ocidentais não entendem o porquê do costume dos orientais no uso do véu para as mulheres. Muitos conceitos se têm exposto quanto a isso, no que diz respeito ao uso do véu pelas mulheres, e um deles é que desde jovens, os pais colocavam o véu para que a beleza facial de suas filhas não provocasse aos homens, ao ponto de serem raptadas e violentadas pelos homens.

COM VÉU. Até este momento da história da humanidade praticamente todas as mulheres usavam o véu, principalmente em lugares públicos, porque era uma exigência da sociedade. No caso de Corinto, somente as prostituta profissionais ou religiosas é que não usavam o véu, além de raparem suas cabeças, porque era um sinal para os homens de que as tais estavam à disposição para a prática da prostituição.

TOSQUIE-SE TAMBÉM. O que Paulo está escrevendo nesta frase, não é que houvesse a permissão para que as irmãs usassem seus cabelos curtos. Porque neste caso, ele não está falando a respeito do véu, mas sim dos cabelos das mulheres que serviam a Cristo. Esse tosquiar-se, diz respeito à mulher cortar seu cabelo, como os homens, bem rente ao coro da cabeça, o que era sinal negativo para as mulheres descentes. Uma outra situação em que as mulheres rapavam suas cabeças era quando ficavam viúvas.

MAS SE PARA A MULHER É COISA INDECENTE. A título de hoje, nos países ocidentais, a coisa funciona ao contrário, no que diz respeito à sociedade, as pessoas se espantam quanto ver uma mulher de cabelos muito compridos. Porem, no seio de algumas denominações é sinal de santidade a mulher ter cabelos muito logos. Tem irmãs que não cortam seus cabelos de forma alguma, como se fosse um voto de santidade.

TOSQUIAR-SE OU RAPAR-SE. Para o tempo em que Paulo escreveu esta sua carta, e no que diz respeito à igreja cristã de Corinto, em situação normal, não era permitido de forma alguma que as irmãs tivessem seus cabelos curtos. Em algumas denominações mais radicais, com conotação de sinagogas judaicas, se qualquer irmã cortar seus cabelos pode até ser disciplinada na igreja pelos seus líderes dominadores.

PONHA O VÉU. Não que nos dias atuais seja uma obrigação para as mulheres cristãs, apesar de que, nos tempos da igreja primitiva fosse. O entendimento que se tem na atualidade é de que, a mulher deve ter seus cabelos crescidos, diferenciado dos homens, que devem ter seus cabelos curtos. Se fosse hoje, certamente Paulo diria: Se a irmã tiver seus cabelos curtos, então que, principalmente na hora do culto ou no momento de fazer suas orações, então, que ponha o véu. Mas isso hoje foi abolido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...