quinta-feira, 15 de março de 2018

1 Coríntios 10:32

1 Coríntios 10:32 - Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
PORTAI-VOS. Uma das lideranças da igreja primitiva que mais cuidou em transmitir as boas doutrinas do cristianismo para o povo de Cristo do primeiro século foi justamente o apóstolo dos gentios, Paulo. E durante o seu ministério, o Deus grande e poderoso estava comandando todas as coisas, uma vez que o enviou como missionário transcultural, e isso fazia com que ele viajasse muito, e por conta disto ele tinha que enviar suas cartas para ensinar as igrejas fundadas por ele no mundo gentílico.

DE MODO QUE. Neste versículo, o autor desta carta fala sobre a vida cristã ideal para os que eram seus filhos na fé, na igreja que estava em Corinto, e que na realidade tem servido de doutrina cristã modelo para todos os tempos. No tempo em que Paulo viveu, era difícil para se fazer pregação pública do evangelho, mas os irmãos poderia pregar sobre a vida cristã, se comportando da melhor forma possível na sociedade.

NÃO DEIS ESCÂNDALOS. Cristo disse que, era mister que viessem os escândalos, mais ai daquele por quem vem o escândalo. Já o apóstolo dos gentios sendo mais persistente neste assunto, ele recomenda que os filhos de Deus façam de tudo para evitar os escândalos. Uma das coisas que nestes últimos dias tem atrapalhado o crescimento do evangelho são os grandes escândalos com os líderes cristãos.

NEM AOS JUDEUS. Apesar de Paulo não ser o responsável pela evangelização do povo judeu, porque esta era uma responsabilidade dos apóstolos de Jerusalém, porque assim, ficou acordado, na segunda visita de Paulo a igreja matriz de Jerusalém. Mas como os judeus eram seus compatriotas, o apostolo dos gentios desejava que os seus conterrâneos fossem alcançados com a salvação, que a igreja de Cristo desfrutava.

NEM AOS GREGOS. Conforme este versículo do Novo Testamento, o escritor divide a humanidade em três grupos distintos em termos religiosos. Os judeus, seguidores do tradicional judaísmo, ou da legislação de Moisés. Os gregos, que também poderiam ser chamados de gentios, que eram as demais nações do mundo. E por fim a igreja de Cristo, que é composta por todos os que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador. Paulo ficou responsável pela evangelização dos gregos ou dos gentios.

NEM A IGREJA. Quando os escritores do Novo Testamento falam sobre a igreja de Deus ou igreja de Cristo, eles não estão se reportando a um templo religioso, nem a uma organização religiosa, nem muito menos a uma denominação religiosa. A igreja de Deus somos nós os que vivemos com Cristo e para Cristo, porque fomos alcançados com a graça de Deus e fazemos parte da família de Deus em Cristo Jesus.

DE DEUS. De quem é a igreja? Paulo afirma que, a igreja é de Deus, que é a mesma coisa que dizer; igreja de Cristo. A título de hoje, de maneira muito visível, existem as denominações religiosas, que na realidade mais são organizações do reino dos homens, do que igrejas de Deus ou de Cristo. Quase todos os líderes principais das chamadas denominações se acham donos das organizações religiosas, em que os seus líderes religiosos mais parecem empresários do que ministros do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...