sábado, 10 de março de 2018

1 Coríntios 10:5-6

1 Coríntios 10:5-6 - Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
MAS DEUS NÃO SE AGRADOU. O conforto mental, quando não se estar agindo corretamente é sinal de consciência morta, e isso é um perigo para quem diz que serve a Deus, porque é a isso que se pode chamar de hipocrisia religiosa. Podemos achar que está tudo bem, o nosso próximo não tem como saber tudo que acontece conosco, mas Deus sabe exatamente tudo que fizemos ou deixamos de fazer, e que lhe desagrada ou não. Deus julga com justiça seu povo e retribui a cada um segundo as suas obras.

DA MAIOR PARTE DELES. Deus fez promessa ao seu amigo Abraão, que daria aos seus descendentes a terra de Canaã, terra que manava leite e mel, terra boa e de fartura. E assim procedeu ao resgatar com mão forte os filhos de Israel do Egito, da casa da servidão. Fez o Senhor grandes prodígios na terra do Egito para que Faraó liberasse o seu povo, a assim foi. Porem, já no deserto, o povo se rebelou contra o seu Deus.

POR ISSO FORAM PROSTRADOS. O autor fala sobre que, apesar de Israel ser o povo de Deus, de ter visto com os próprios olhos as maravilhas de Deus, de ter contemplado o grande milagre da abertura do mar vermelho, de ter comido do maná celestial e provado da água da rocha. Nem por isso escaparam da ira do juiz que faz justiça e que não se deixa escarnecer, mesmo que tenha que castigar o seu próprio povo.

NO DESERTO. Todos aqueles que tentaram ao Senhor e que se rebelaram contra os seus planos pereceram no deserto. Não foi pequena a matança daqueles que apostataram contra as ordens de Deus, conta-se que, todos que tinham mais de vinte anos e daí para frente, caíram e se prostraram no deserto da provação. Paulo estava alertando seus leitores, de que eles precisavam se consertar quanto antes.

E ESTAS COISAS FORAM NOS FEITAS EM FIGURA. Paulo escrevendo uma de suas cartas ele afirma: Romanos 15:4 – O que dantes foi escrito, foi escrito para nosso exemplo. De forma que, assim como Deus agiu no passado com os filhos de Israel que lhe desobedeceram, não seria diferente com os leitores desta carta, bem como com os que vivem na atualidade. Deus é amor, mas também é fogo consumidor.

PARA QUE NÃO COBICEMOS AS COISAS MÁS. O conselho do apóstolo dos gentios era para que seus leitores tomassem consciência sobre o que estavam cobiçando. Não há dúvida que o escritor aponta em direção àqueles que estavam cobiçando coisas materiais, por se aproveitarem da igreja de Cristo para tirarem proveitos financeiros. Sede santos em toda a vossa maneira de viver era o que Paulo ensinava aos irmãos.

COMO ELES COBIÇARAM. Os filhos de Israel eram escravos na terra do Egito, mas depois que foram libertos da escravidão, se apresentavam cheios de direitos diante de Moisés e de Deus. Os leitores de Paulo estavam sendo por ele apertados para não incorrerem nos mesmos erros praticados pelos filhos de Israel contra o Senhor que os havia libertado. Deus não se deixa escarnecer, e quando preciso for, ele corrige seus filhos, como o pai que disciplina seus filhos que ama. Deus é um Pai zeloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...