segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Atos 9:36-37

Atos 9:36-37 - E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E HAVIA EM JOPE UMA DISCÍPULA. Jope era uma importante cidade portuária que servia de ponto de chegada ou de saída da capital de Israel, Jerusalém. Como esta cidade ficava perto de Jerusalém, e por ela passavam muitas pessoas, certamente era um lugar em que o evangelho havia chegado com força. Quando se fala a respeito desta mulher como uma discípula é que ela era uma seguidora de Jesus, o Mestre.

CHAMADA TABITA, QUE TRADUZIDO SE DIZ DORCAS. São citados aqui dois nomes, mas de acordo com o aramaico que dizer a mesma coisa. Provavelmente este nome sofreu a influência helenista do povo judeu, em que em outras terras eles colocavam nomes de animais ou de plantas nas crianças. Neste caso, essa mulher tinha seu nome de Gazela, como símbolo de beleza, o que nos faz pensar que era uma mulher bonita.

ESTA ESTAVA CHEIA DE BOAS OBRAS. Há quem diga que Dorcas era uma mulher solteira que possuía boa condição financeira, e com isso, tinha um coração generoso em que procurava ajudar a comunidade cristã. A igreja de Cristo em seus começos era composta de pessoas na sua grande maioria pobre economicamente, por isso que os irmãos dependiam da ajuda de quem podia mais para se alimentar do pão de cada dia.

E ESMOLAS QUE FAZIA. Lucas em seu livro já nos escreveu sobre um discípulo de Cristo que fez o mesmo que Tabita fazia, e diz respeito a Barnabé, conforme Atos 4:37 - Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos. Tabita, não somente ajudava a comunidade cristã, mas também se doava por meio de suas atividades para cumprir o segundo mandamento da lei de Cristo.

E ACONTECEU NAQUELES DIAS QUE ENFERMANDO ELA. Neste caso, alguém poderia dizer: Mas como pode uma pessoa tão boa adoecer? Aprendemos com as Sagradas Escrituras que as pessoas mais piedosas da história do judaísmo ou do cristianismo estão sujeitas a sofrerem as mesmas coisas que uma pessoa comum. Para tristeza de toda a comunidade cristã de Jope, a irmã mais querida da igreja estava enferma.

MORREU. Como se não bastasse, o fato de que Tabita ficasse bastante doente, o seu caso se agravou de forma aguda ao ponto da querida irmã Dorcas vir a falecer no seu leito de dor. Não sabemos a razão porque o escritor deste livro, não entrou nos detalhes da enfermidade que acometeu Dorcas, haja vista que ele era um médico. Não há dúvida que a morte de Tabita tenha provocado uma grande comoção na comunidade cristã, até porque aquela irmã era muito querida e amada por todos.

E, TENDO-A LAVADO, A DEPOSITARAM NO QUARTO ALTO. Sobre o costume de se lavar o corpo dos que faleciam, essa era uma tradição não somente dos judeus mais de outros povos também. O banho era feito com água morna na esperança de que o morto voltasse a viver. Já o fato de ter colocado Dorcas em um quarto na parte de cima da casa foi para lhe preservar até Pedro chegar, ele que estava perto, em Lida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...