sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Atos 10:26-27

Atos 10:26-27 - Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.
MAS PEDRO. Pedro era um autêntico representante de Cristo, agora contava com um enorme respeito de todos aqueles que faziam parte da igreja do Senhor, Mas não podia aceitar a cena que estava posta diante dele naquele momento. No versículo anterior, Lucas escreveu que quando Cornélio se deparou com Pedro, automaticamente se ajoelhou e estava como que adorando a Pedro como o apóstolo fosse uma divindade. Cornélio era temente a Deus, mas não estava bem orientado.

O LEVANTOU DIZENDO. Sistematicamente Pedro tomou uma atitude de quem sabia que somente o Deus único e verdadeiro é quem deve ser adorado e venerado. As Sagradas Escrituras afirmam que Deus não dá sua glória a ninguém, com isso, fica bem claro que nenhum ser humano é digno de adoração ou veneração. A primeira lição que Pedro passa para seu mais novo discípulo é que não se deve adorar a homens.

LEVANTA-TE. Não sabemos o que se passava pela cabeça de Cornélio naquele momento de quando ele se prostrou e adorou a Pedro. Como autoridade que era do exército romano, era normal fazer este procedimento para com os superiores. Parece-nos que a atitude de Cornélio tinha mais a ver com seu sentimento religioso, que neste momento, ainda não entendia absolutamente nada sobre a nova religião de Pedro.

QUE EU TAMBÉM SOU HOMEM. Essa expressão da parte de Pedro deve ter ensinado a Cornélio que somente Deus é digno de adoração. Até então, Cornélio vivia no meio pagão, em termos de religião, e com isso, para ele era normal adorar aos ídolos, as imagens de esculturas e principalmente os homens. Esse era o estilo religioso politeísta de Roma, em que os homens adoravam seus superiores como deuses. Por isso que os seguidores do império religioso de Roma, ainda na atualidade são idolatras.

E FALANDO COM ELE. Certamente Pedro deve ter dado a devida explicação para Cornélio do porque ele não devia se ajoelhar diante de quem quer que seja no sentido de adorar aos homens. Na realidade, Cornélio agiu de acordo com sua tradição religiosa pagã sem o conhecimento ainda dos parâmetros do cristianismo. E Pedro, como representante do reino de Deus estava ali para lhe ensinar uma vida nova.

ENTROU, E ACHOU MUITOS QUE ALI. Desfeito o mal entendido, era hora de Pedro começar a cumprir sua missão para a qual Deus lhe havia enviado para realizar naquele lugar. Quando o apóstolo entrou na casa de Cornélio deve ter ficado admirado por ver tantas pessoas lhe esperando. Um pouco antes, o escritor deste livro nos fez saber que o centurião Cornélio havia convidado seus parentes e muitos amigos mais íntimos.

SE HAVIAM AJUNTADO. Uma grande reunião estava formada na casa de Cornélio para ouvirem a palavra de Deus. Agora, Pedro estava compreendendo o porquê daquela visão que Deus havia lhe concedido no dia anterior, em que ele via um grande objeto vindo do céu cheio de animais de todos os tipos. Esta era uma oportunidade importantíssima em que o servo de Cristo poderia glorificar o nome de Jesus, explicando para aquelas pessoas sobre o plano da salvação de Deus por Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...