quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atos 9:6

Atos 9:6 - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E ELE. Antes deste momento, era o Saulo arrogante, que estava disposto a perseguir até as últimas consequências os seguidores de Cristo Jesus. Saulo de Tarso representava uma terrível ameaça contra o cristianismo, porque sendo usado pelo diabo, este homem poderia fazer uma terrível matança contra os servos de Cristo. Saulo tinha total apoio das autoridades romanas e dos judeus para perseguir e prender a todos que confessassem o nome de Cristo, é tanto que tinha carta branca para isso.

TREMENDO E ATÔNITO. Esta expressão utilizada por Lucas, o escritor deste livro mostra a realidade do ser humano diante da grandeza de Deus. O orgulho, a prepotência e a força humana se tornam em tremor e temor, quando há um choque de realidade entre o humano e o divino. Isso só vem a provar que os filhos dos homens são fracos e não passam de vermes, quando querem confrontar o grande Deus.

DISSE: SENHOR. A partir de agora, começa a grande mudança na vida de Saulo de Tarso, em que por humildade e quebrantamento reconhece o senhorio de Cristo. O Cristo que antes este homem buscava eliminar do coração das pessoas, agora, Saulo o chama de Senhor, tendo a certeza e a convicção que se tratava do Filho de Davi, aquele que era prometido como Príncipe, porque foi exaltado pela destra de Deus.

QUE QUERES QUE EU FAÇA? Essa pergunta da parte de Saulo representa o primeiro e mais importante passo de sua nova vida na presença de Cristo, porque ele renuncia suas próprias vontades para se submeter ao querer de Cristo. Que bom seria que todo ser humano fizesse essa mesma pergunta para o Filho de Deus, Jesus Cristo, se assim fosse, o mundo seria diferente, porque o plano da salvação teria plena execução.

E DISSE-LHE O SENHOR. Tem um texto muito conhecido que fala exatamente como Cristo se tornou o Senhor de todos, em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. A partir de então, o Senhor Jesus tomou o controle da vida deste homem até o fim.

LEVANTA-TE E ENTRA NA CIDADE. Enquanto Saulo vinha fazendo mil planos para prender e levar de volta a Jerusalém as ovelhas de Cristo, o Cristo glorificado já tinha elaborado um outro plano para ele. Jesus não mudou a rota da viagem de Saulo de Tarso, mas mudou suas ações a partir daquele momento. Esta cidade sobre a qual fala o texto era justamente a cidade de Damasco, para onde Saulo fazia planos chegar.

E LÁ TE SERÁ DITO O QUE TE CONVÉM FAZER. Cristo já tinha planejado tudo e sua soberana vontade iria prevalecer na vida de Saulo, a partir de então. A orientação de Cristo na vida deste homem mudaria para sempre seu destino, porque Jesus tinha grandes projetos para serem executados por meio de Paulo. Podemos dizer que Saulo agora se tornara um discípulo de Cristo, porque passaria a seguir a orientação do grande Mestre Jesus de Nazaré. Quem seguir o conselho de Cristo está na rota certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...