sábado, 14 de setembro de 2019

Atos 9:30-31

Atos 9:30-31 - Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia, e o enviaram a Tarso. Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
SABENDO-O, POREM, OS IRMÃOS, O ACOMPANHARAM ATÉ CESARÉIA. Não temos como descobrir como os irmãos ficaram sabendo dos planos que estavam sendo arquitetados para tirarem a vida de Saulo de Tarso na cidade de Jerusalém. O que nos chama a atenção é o cuidado que os irmãos da igreja de Jerusalém passaram a ter por este homem, ao ponto de providenciar sua saída até a cidade portuária de Cesaréia.

E O ENVIARAM A TARSO. Tarso era a sua cidade natal em que Saulo residia, apesar de sempre estar em viagem, porque era um fariseu a serviço das autoridades de Israel. É provável que nesta cidade morasse seus pais, seus parentes mais próximos e o seu mestre Gamaliel. Mas agora, Saulo chegava a sua terra natal, não com um fanático seguidor do tradicional judaísmo, mas sim, como um pregador do evangelho de Cristo.

ASSIM, POIS AS IGREJAS EM TODA A JUDÉIA. A partir de então, Lucas faz uma pausa sobre a história de Saulo de Tarso para escrever sobre as atividades das lideranças da igreja em Israel. O centro mesmo do cristianismo ainda era a cidade de Jerusalém, porem, os apóstolos também estendiam as campanhas evangelísticas em toda a Judéia, como bem ordenou o Senhor Jesus, que aconteceria não muito tempo depois.

E GALILÉIA E SAMARIA TINHAM PAZ. O escritor de Atos dos apóstolos parece querer nos dizer que o grande movimentador das perseguições contra a igreja de Cristo em todo o país de Israel seria Saulo de Tarso, que agora era aliado dos cristãos. Todos sabem que neste tempo da igreja primitiva o país de Israel estava dividido em três principais regiões que eram elas a Judéia, Galiléia e Samaria. Israel estava em paz.

E ERAM EDIFICADAS, E SE MULTIPLICAVAM. Quando se diz que as igrejas eram edificadas, não quer dizer que os líderes do cristianismo construíam templos dedicados ao cristianismo, porque isso não era permitido, nem pelos judeus, nem muito menos pelo império político de Roma. E quando se diz que as igrejas se multiplicavam isso nos fala a respeito do número de judeus que se convertiam a cada dia para o Senhor Jesus.

ANDANDO NO TEMOR DO SENHOR. O mesmo que era dito quanto aos seguidores do judaísmo se referindo ao Senhor Deus de Israel, Lucas fala aqui quanto aos seguidores do evangelho de Cristo. Com isso se entende que os discípulos de Cristo em ensinados a guardarem os ensinamentos transmitidos pelo Senhor Jesus durante seu ministério terreno. Quem se tornava discípulo de Cristo andava em suas pisadas e o seu exemplo.

E CONSOLAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Cristo já não estava mais em carne e osso entre os seus seguidores aqui na terra, mas ele prometeu que ao subir para se assentar a destra de Deus nas maiores alturas enviaria o Consolador amado, o Espírito Santo de Deus, ele que é o legítimo representante de Deus Pai e Deus Filho nesta terra. Desde o dia de Pentecostes que o Paráclito divino foi derramado em plenitude sobre a igreja de Cristo e era Ele quem neste momento fortalecia a igreja por todas as partes em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...