sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atos 8:32

Atos 8:32 - E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
E O LUGAR DA ESCRITURA. Durante este tempo, haviam em Israel três Cânones, que eram eles: O Cânon dos judeus ortodoxos da Judeia ou de Jerusalém, que eram os cinco livros escritos por Moisés. Existia ainda o Cânon dos escribas e fariseus, que é a bíblia adotada pelos protestantes, provavelmente a Escritura usada pelo eunuco, que no caso do Velho Testamento era a septuaginta. Por último, tinha também o Cânon da dispersão, que também era adotado pelos Samaritanos, que hoje é a bíblia católica.

QUE LIA ERA ESTE. Nota-se a intervenção do Espírito de Deus neste negócio, porque o eunuco estava lendo o profeta Isaías 53:7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. É claro que neste tempo a bíblia como temos nos dias de hoje não existia, nem a sua divisão em capítulos e versículos.

FOI LEVADO COMO A OVELHA. Todos sabem que a ovelha é um dos animais mais mansos dentre o reino animal. Quando vieram prender o Senhor Jesus, Pedro se levantou para defender o Mestre, porem, Jesus o repreendeu e disse que, se ele quisesse pediria uma legião de anjos para o defender, mas não, ele estava aqui na terra para de forma voluntária se entregar por amor, realizando a obre de redenção.

PARA O MATADOURO. Compreende-se que este matadouro foi à cruz do Calvário, onde o Cordeiro da expiação foi sacrificado. João 19:17-18 - E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota. Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. Naquela cruz maldita é que o Cristo de Deus fez a propiciação pelos pecados de toda a humanidade.

E, COMO ESTÁ MUDO O CORDEIRO. João Batista, que era o precursor do Messias, quando o viu vir ter com ele, o chamou de Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. No seu julgamento, o Senhor Jesus permaneceu calado, não se defendeu das acusações, estava na terra para isso mesmo.

DIANTE DO QUE O TOSQUIA. Os líderes religiosos do seu país se levantaram contra o Cordeiro de Deus, mas ele não revidou nem se defendeu. Mateus 26:62-63 - E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.

ASSIM NÃO ABRIU A SUA BOCA. O mesmo aconteceu diante das autoridades políticas do povo de Israel. Mateus 27:12-14 - E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado. Tudo que estava escrito a seu respeito tinha que ter o seu fiel cumprimento, por isso que Jesus se entregou como sacrifício de expiação pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...