sábado, 14 de setembro de 2019

Atos 9:28-29

Atos 9:28-29 - E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo. E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.
E ANDAVA COM ELES EM JERUSALÉM. Paulo fala em sua carta aos Gálatas sobre duas visitas a Jerusalém depois de sua conversão ao reino de Cristo, em que na primeira ficou quinze dias com Pedro, e a segunda ele foi apenas para se encontrar com as colunas da igreja. Porem, podemos conjecturar que esta estadia de Saulo com os apóstolos não diz respeito a nem uma nem outra das duas visitas citadas, mas diz respeito aos seus primeiros preparativos rumo a sua nova vida como missionário.

ENTRANDO E SAINDO. Fico imaginando o que estavam os líderes religiosos de Israel pensando a respeito de Saulo de Tarso. Certamente, seus antigos amigos e companheiros de religião o estavam tratando como traidor, e o vendo como um rebelde, que havia deixado o tradicional judaísmo pelo cristianismo. Da parte de Saulo vemos um homem de coragem, que de cabeça erguida não se envergonhava da fé.

E FALAVA OUSADAMENTE. Podemos pensar em Saulo neste momento de sua nova vida como um novo convertido, revestido do primeiro amor, em com muita ousadia pregava sobre o seu salvador, o Senhor Jesus Cristo. No tempo de novo convertido, geralmente os discípulos de Cristo são movidos pelo amor ás vidas perdidas e por todos os meios e em todo o tempo pregam sobre o evangelho libertador de Cristo.

NO NOME DO SENHOR JESUS. É perceptível que os seguidores de Cristo neste momento da história da igreja de Cristo tinham uma energia em potencial para falarem somente do nome de Cristo e de tudo que envolvia sua missão como Redentor da humanidade. Hoje, quase todos os pregadores estão mais preocupados em apresentarem seus sermões recheados de ciências e de frases de efeitos emocionais.

FALAVA E DISPUTAVA TAMBÉM. Como Saulo de Tarso era profundamente conhecedor dos escritos e das literaturas religiosas dos hebreus, não tinha dificuldade para expor com ousadia tudo que sabia sobre o Messias de Deus. Além do mais, não se negava a entrar no debate sobre as profecias messiânicas, sempre apresentando o Senhor Jesus Cristo como sendo o Messias prometido por Deus a Israel e ao mundo.

CONTRA OS GREGOS. Essa colocação feita pelo autor de Atos dos Apóstolos sobre Saulo de Tarso é oportuna, porque nos faz perceber que este servo de Cristo tinha já neste momento uma tendência a evangelizar os gentios e não aos judeus. Não demorou muitos anos e Saulo foi separado e enviado por Cristo Jesus aos campos missionários transculturais dos gentios, o que o tornou no apóstolo dos gentios.

MAS ELES PROCURAVAM MATÁ-LO. Tudo indica que o diabo com os seus demônios sabiam e viam que Saulo de Tarso tinha uma grande e importante missão no reino de Deus, por isso que, já nos primeiros momentos de sua nova vida em Cristo, este homem de Deus passou a ser perseguido por aqueles que eram usados pelos demônios. O império das trevas cogitava que se matasse a Saulo de Tarso, criaria um grande obstáculo para que o evangelho de Cristo Jesus chegasse ao mundo gentílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...