quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atos 8:28-29

Atos 8:28-29 - Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
REGRESSAVA E. Certamente aquele eunuco teve algum tipo de motivação para deixar seu país e suas grandes responsabilidades a fim de vir à cidade de Jerusalém para adorar ao Deus de Israel. Não temos como saber como foi à estadia deste homem em Jerusalém, se ele teve de alguma forma satisfeita suas expectativas espirituais ou se ainda estava com fome espiritual de Deus. Cumprindo seu tempo determinado de estar em Jerusalém, agora, este eunuco voltava para sua vida normal em seu país.

ASSENTADO NO SEU CARRO. Essa colocação feita pelo escritor de Atos dos Apóstolos nos deixa pensar que este homem tinha uma boa condição financeiro, pois, tinha o seu próprio carro de viagem. Como ele vinha lendo, isso nos leva a imaginar que tinha alguém guiando os cavalos que puxava o carro. Não há dúvida que o eunuco vinha se regozijando do que pode desfrutar das coisas de Deus na cidade de Jerusalém.

LIA O PROFETA ISAÍAS. Não temos como descobrir de como este homem adquiriu um exemplar do rolo do livro do profeta Isaías. Este material deve ter custado para aquele homem uma boa quantidade em dinheiro. Deus estava agindo de forma organizada para que no final das contas o nome de Cristo fosse glorificado. O profeta Isaías é considerado um profeta messiânico e um dos que mais escreveu sobre o Messias.

E DISSE O ESPÍRITO. A palavra “Espírito” esta posta no texto da versão que estamos utilizando com a letra inicial maiúscula, porque este Espírito a que se refere o texto fala a respeito do Espírito Santo de Deus. Desde o dia de Pentecostes, que o Espírito de Deus havia sido dado em plenitude aos servos de Cristo, e Ele estava agora na terra para dar continuidade aos trabalhos de Cristo para com a sua igreja e no trabalho de convencer os filhos dos homens de suas responsabilidades para com Deus de Israel.

A FILIPE. Filipe era na verdade um instrumento de Deus no que diz respeito a ser usado pelo Espírito Santo para fazer a vontade de Deus. Não temos como saber de como foi esta comunicação do Espírito Santo com Filipe, se Ele falou em voz audível ou se essa mensagem do Espírito de Deus chegou a Filipe por meio de uma revelação ou iluminação. Esse tipo de comunicação geralmente se dá no nível da alma e do espírito.

CHEGA-TE. Também não temos como saber se Filipe já estava esperando em um determinado lugar aquele homem ou se o carro do eunuco estava parado e Filipe ao vê-lo foi orientado a se aproximar. O que o Espírito de Deus fez foi ordenar que Filipe se chegasse para junto daquela carruagem, porque ele tinha uma importante missão a cumprir. Não era fácil para Filipe se achegar, porque geralmente estes homens ricos levavam consigo seus seguranças para lhe proteger dos assaltos nas viagens.

E AJUNTA-SE A ESTE CARRO. Filipe teria que se arriscar ao se aproximar e ficar bem próximo daquele carro, porque o eunuco poderia juntamente com seus seguranças pensarem que Filipe era um assaltante e alvejá-lo. Porem, se era o Espírito de Deus quem estava orientando a Filipe que assim ele procedesse, não tinha o que temer, porque a proteção de Deus estava com ele, e no final das contas tudo terminava bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...