sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atos 8:35-36

Atos 8:35-36 - Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
ENTÃO, FILIPE. No versículo anterior, o eunuco faz uma pergunta importantíssima para Filipe, sobre a passagem bíblica escrita em Isaías capítulo cinquenta e três, versículos seis e oito. Agora, Filipe tem uma oportunidade de ouro para anunciar o evangelho de Cristo, falando da pessoa mais maravilhosa da história da humanidade, Cristo Jesus, nosso Salvador e Redentor. A passagem bíblica do profeta Isaías que o eunuco vinha lendo é uma das mais conhecidas sobre a manifestação do Messias de Deus, Jesus.

ABRINDO A SUA BOCA. Não sabemos se Filipe, antes de sair de Jerusalém fugido para Samaria, se ele já pregava o evangelho quando ainda morava em Jerusalém. Depois que ele chegou em Samaria, que neste momento era o seu campo missionário, só vinha usando sua voz para pregar as boas novas de Cristo Jesus. Todo cristão verdadeiro deveria na realidade consagrar a sua boca somente para falar de Cristo.

E COMEÇANDO NESTA ESCRITURA. Tanto os escritores quanto os pregadores do primeiro século da era cristã, se utilizavam demais das passagens do Velho Testamento que eram profecias sobre Cristo e os elementos da nova dispensação para então provarem de que tudo estava de acordo com o que Deus havia previsto. Bom seria que todo pregador da palavra de Deus pregassem baseados nas Sagradas Escrituras.

LHE ANUNCIOU A JESUS. Não precisou Filipe inventar, nem acrescentar além daquilo que estava escrito. Todo Judeus honesta sabia que o texto de Isaías cinquenta e três, se referia ao Messias de Deus, e que para os líderes da igreja de Cristo, o Messias era Jesus Cristo, o Filho de Deus. Mais uma vez aprendemos que os pregadores da igreja primitiva tinham sempre uma mensagem Cristocêntrica, falando sobre o Senhor Jesus.

E INDO ELES CAMINHANDO. Não sabemos se esta colocação feita pelo escritor de Atos dos Apóstolos corresponde ao fato que o eunuco e Filipe desceram do carro e foram caminhando lentamente conversando sobre esta passagem das Escrituras, ou iam eles, mesmo no carro, mais em movimento. A realidade é que essa movimentação tem um propósito que as frases seguintes nos mostra de forma clara, sobre a vontade de Deus.

CHEGARAM AO PÉ DE ALGUMA ÁGUA, E DISSE-LHE O EUNUCO: EIS AQUI ÁGUA. Não temos como saber se Filipe já havia pregado para o eunuco sobre a questão do batismo cristão. Como este eunuco era um prosélito de Judaísmo, então, ele pode ter pensado que havia também a necessidade do batismo, como quando ele passou a ser um seguidor do judaísmo. Praticamente todas as religiões seguiam este rito religioso.

QUE IMPEDE QUE EU SEJA BATIZADO? Essa pergunta por parte do eunuco era mais que necessário, até porque todas as religiões têm seus pré-requisitos ao aceitarem como membro um novo prosélito. Não há dúvida que, para que aquele homem se tornasse um prosélito do judaísmo, ele teve que se submeter às exigências impostas pelos líderes religiosos de Israel. Só que, de acordo com o que nós temos a nossa frente, o cristianismo não exige muita coisa, mais que o convertido creia em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...