sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Atos 9:14

Atos 9:14 - E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
E AQUI. Não tem como saber como as notícias haviam se espalhado, ao ponto de chegar ao conhecimento de Ananias, quanto aos objetivos de Saulo de Tarso, que se dirigiu a Damasco para prender a todos os seguidores de Cristo. Pode ser que os líderes cristãos da igreja de Jerusalém vinham monitorando as atividades de Saulo e logo que ele saiu destino à cidade de Damasco, os irmãos mandaram avisar que p perseguidor da igreja se dirigia aquela cidade. É dito que Saulo morava em Damasco.

TEM PODER. Conjectura-se que antes de ir à cidade de Jerusalém, Saulo tenha ameaçado os cristãos de Damasco que iria a cidade de Jerusalém para buscar autorização dos líderes religiosos dos judeus para prender e deportar a todos os judeus que tivessem se convertido ao cristianismo em Damasco. Agora, Saulo já estava de volta e a igreja tinha conhecimento que ele havia conseguido os documentos.

DOS PRINCIPAIS. Essa colocação feita pelo escritor do livro de Atos dos Apóstolos nos fala a respeito de todos os membros do Sinédrio que era nessa época a Corte de Justiça dos judeus, composto de autoridades políticas do império romano, mas principalmente por autoridades da elite social dos judeus. Neste caso, pode-se falar dos homens mais influentes do mundo político social, mas também religioso de Israel.

SACERDOTES. Por que o Dr. Lucas nos fala a respeito dos sacerdotes? Primeiro, porque o presidente do Sinédrio era o sumo sacerdote, que estava totalmente comprometido com o império político de Roma, e depois, porque a maioria dos membros do Sinédrio eram líderes religiosos dos judeus, sejam eles da própria tribo de Levi, ou dos partidos dos zelotes, dos saduceus ou dos fariseus e ainda os escribas. Comenta-se que nesta época haviam dois sacerdotes, um político e outro religioso, Caifás e Anás seu sogro.

PARA PRENDER. Saulo de Tarso não tinha autorização para matar os cristãos, mas contava com documentos das autoridades dos judeus para prender a todos que confessassem o nome de Cristo, como sendo o Messias de Deus. Há quem diga que houve uma resolução dos líderes judeus e acordo com os países vizinhos, com o apoio das autoridades romanas para deportar a todos os judeus que se tornassem cristãos.

A TODOS OS QUE INVOCAM. Uma verdadeira cassada aos servos e servas de Cristo estava em curso, tanto em Israel, bem como em todos os países que faziam parte do domínio do império político de Roma. A Roma imperial deu total e absoluto apoio as perseguições dos judeus contra os cristãos, e a história fala de forma vergonhosa que Roma quem mais perseguiu, prendeu e mandou matar e executar cristãos no mundo.

O TEU NOME. Ananias tinha certeza que quem falava com ele era exatamente o seu Mestre e Senhor Jesus Cristo. Quando nós lemos os capítulos anteriores deste livro histórico do Novo Testamento, descobrimos que o grande investimento das autoridades dos judeus era justamente na tentativa de apagar o nome de Jesus da face da terra. Os apóstolos e os líderes da igreja do primeiro século de nossa era tinham como mensagem principal o nome de Jesus Cristo como sendo o Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...