sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Atos 10:24-25

Atos 10:24-25 - E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
E NO DIA IMEDIATO CHEGARAM A CESARÉIA. Jope não era muito distante de Cesaréia, por isso que no outro dia do encontro dos emissários de Cornélio com Pedro, a comitiva já estava chegando ao seu destino certo. Este encontro de Pedro com Cornélio tinha muita importância para Pedro, porque seu coração se abriria para levar também o evangelho aos gentios, coisa que até este dia, Pedro achava que a igreja seria apenas composta de judeus convertidos ao cristianismo e não de gentios.

E CORNÉLIO OS ESTAVA ESPERANDO. Muito mais do que Pedro estava ansioso o centurião Cornélio, que contava as horas até que o seu convidado pudesse chegar à sua casa. Podemos pensar que havia uma enorme vontade da parte de Cornélio para conhecer a Pedro, isso baseado no fato de que Deus enviou o seu anjo para falar com Cornélio sobre Pedro, que lhe traria a orientação correta para sua nova vida espiritual.

TENDO JÁ CONVIDADO. Cornélio era um homem organizado, por isso fazia parte do exército romano, também era um homem caprichoso, e a prova disto é que estava preparando o ambiente para a chegada de Pedro. Para Cornélio, o que estava para acontecer em sua vida, tinha que ser mostrado para as pessoas mais importantes de seu círculo íntimo e ele queria mostrar que seu temor a Deus tinha razão de ser.

OS SEUS PARENTES E AMIGOS MAIS ÍNTIMOS. Cornélio começava sua nova vida de fé agindo corretamente para com o cristianismo, onde o nosso primeiro campo missionário deve ser os nossos familiares. Seguindo a mesma linha de pensamento, este homem também não queria Jesus somente para si mesmo, mas ele desejava que o evangelho também fosse compartilhado com os seus amigos e conhecidos íntimos.

E ACONTECEU QUE, ENTRANDO PEDRO. A chegada de Pedro era esperada com muita expectativa, não somente por Cornélio, mais também para todos de sua família, bem como seus amigos e vizinhos. A presença de Pedro naquela casa representava a esperança de um novo amanhecer para quem antes vivia em escuridão, porque como um representante de Cristo, Pedro mostraria para todos, o caminho da luz de Jesus.

SAIU CORNÉLIO A RECEBÊ-LO. Cornélio preparou tudo para que houvesse um encontro formal entre ele e seu visitante ilustre Pedro. Geralmente nestes eventos de tal magnitude, o dono da casa recebia na porta, ou seja, na entrada de sua residência o seu visitante. Cada passo dado por Cornélio ao encontro de seu convidado, que era Pedro, representava a saída da vida velha para a entrada em uma nova vida com Jesus.

E, PROSTRANDO-SE A SEUS PÉS O ADOROU. A visão que Deus havia dado a Cornélio sobre a pessoa de Pedro fez com que o centurião enxergasse a pessoa de Pedro com uma importância muito grande. Por outro lado, vemos um homem que era temente a Deus, que praticava o amor ao seu próximo, mas que estava mal orientado quanto à vida cristã ideal, adorando somente ao Deus único e verdadeiro. Esta atitude inocente de Cornélio e a reação de Pedro ensina aos idólatras o que é o monoteísmo bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...