segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Atos 9:40

Atos 9:40 - Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
MAS PEDRO. Mais uma vez Pedro tinha a oportunidade de glorificar o poderoso nome de Cristo Jesus com a realização de um grande milagre. O desafiam era tremendo, porque se Pedro falhasse em sua fé para com Deus, os discípulos de Cristo em Jope ficariam todos decepcionados, porque tinham a esperança de que o apóstolo pudesse lhes ajudar, orando a Deus para que trouxesse de volta a vida desta querida irmã, que era tão importante e amada por toda a comunidade cristã de Jope pelos seus serviços.

FAZENDO SAIR A TODOS. Certamente Pedro se lembra do caso da ressurreição da filha de Jairo em que Jesus procedeu assim. Lucas 8:54 - Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. Esse era um momento de pura fé em Cristo e se tivesse outras pessoas no ambiente poderia duvidar e atrapalhar no milagre. Pedro desejou se livrar de forças negativas de outras pessoas para sua fé.

PÔS-SE DE JOELHO E OROU. Desde o início deste livro que vem se destacando a importância da oração na vida dos líderes da igreja de Cristo bem como dentro da comunidade cristã. O fato de Pedro se por de Joelhos foi um ato de humildade diante de Deus como sentimento de dependência do Senhor. Esse tipo de oração é aquela em que o suplicante se utiliza de suas palavras para expressar sua confiança em Deus.

E VOLTANDO-SE PARA O CORPO. Há quem diga que Dorcas não estava completamente morta, mas que ela estivesse apenas em um estado de coma. No entanto, o escritor deste livro era um médico e ele escreveu que Talita havia morrido, conforme Atos 9:37 - E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. A mulher estava literalmente morta.

DISSE: TALITA, LEVANTA-TE. Cheio de fé e do Espírito Santo, Pedro falou a mulher que estava morta, como procedeu também o Senhor Jesus com a filha de Jairo, como está escrito em Marcos 5:41 - E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. Se tivesse alguém de pouca fé dentro do quarto juntamente com Pedro teria ficado espantado por ver Pedro falando com uma pessoa morta. As palavras de Pedro estavam carregadas de virtude do Espírito Santo.

E ELA ABRINDO OS OLHOS, E VENDO A PEDRO. Este milagre da ressurreição de Dorca teve uma confirmação tremenda da ação de Cristo na sua igreja, mesmo depois de sua assunção aos céus para se assentar a destra de Deus. Essa era a comprovação de que realmente o Senhor Jesus havia ressuscitado de entre os mortos, mais que ele continuava sendo o Senhor da ressurreição e da vida. Dorca voltou a viver nesta terra.

ASSENTOU-SE. O Espírito Santo estava agindo de maneira poderosa no meio do povo de Deus, porque Ele havia vinda para glorificar no nome de Cristo Jesus. João 16:14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Os milagres que os líderes do cristianismo faziam em nome de Jesus eram provas substanciais da presença de Cristo entre os seus discípulos de que ele estava vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...