quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atos 9:11

Atos 9:11 - E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando.
E DISSE-LHE O SENHOR. Lucas continua destacando o senhorio de Cristo, até para salientar que este é o Jesus glorificado, que foi exaltado soberanamente do Deus e que está assentado à destra da majestade celestial nas maiores alturas. Jesus aparece em visão espiritual a Ananias, porque este discípulo de Cristo tinha neste momento uma missão importante a ser cumprida, que era ajudar a Paulo a se recuperar da visão e ser ceio do Espírito Santo. Ananias estava ouvindo a Cristo Jesus que lhe falava em visão.

LEVANTA-TE. Há quem diga que esta visão que Ananias recebeu pode ter sido por meio de um sonho, pelo fato de que o Senhor mandou que ele se levantasse. Quando alguém está deitado é porque está repousando. Quando alguém está assentado esta pessoa está em estado de atenção. Mas quando está de pé é porque a pessoa está em ação em posição de executar qualquer ordem que lhe for designada para fazer.

E VAI À RUA CHAMADA DIREITA. Os historiadores afirmam que ainda hoje, na moderna cidade de Damasco existe esta citada rua chamada direita, que serve de ponto turístico para os curiosos, que corta a cidade de nordeste a sudeste, com aproximadamente três quilômetros de extensão. O que nos chama a atenção e o que devemos destacar nisto tudo é o fato que o Senhor Jesus sabe do nosso endereço.

E PERGUNTA EM CASA DE JUDAS. O nome de “Judas” parece ser comum para aquela época, uma vez que nas páginas do Novo Testamento encontramos algumas pessoas com este nome. No grupo apostólico encontramos dois deles com este nome, que eram eles: Judas Iscariotes, aquele que traiu o Senhor Jesus, quando se vendeu por dinheiro aos sacerdotes. E Judas irmão de Tiago (Lucas 6:16), que pode ser este Judas.

POR UM HOMEM DE TARSO. Cristo sabia perfeitamente quem era Saulo e até de onde ele era efetivamente. O texto fala das origens de Saulo e diz que ele havia nascido na cidade de Tarso da Cilícia. Esta cidade era a mais importante da região da Cilícia tanto como um importante centro comercial, bem como um centro acadêmico por excelência de transmissão da cultura grego-romana, daquele mesma época e depois.

CHAMADO SAULO. Quando se fala a respeito de Saulo de Tarso, isso se refere a cidadania romano de Paulo. Há quem diga que a cidade de Tarso era tão importante para as autoridades do império político de Roma, que foi dado cidadania romana a todos que nasceram naquela cidade, razão porque Paulo tinha nacionalidade judaica, mas também tinha cidadania romana. O nome “Saulo” significa: Muito desejado.

POIS EIS QUE ELE ESTÁ ORANDO. Era comum para os judeus uma vida dedicada às orações, no entanto, essa oração que Saulo estava fazendo, agora, era diferente, porque ele estava orando a Cristo Jesus, a quem ele havia aceito como Senhor e Salvador de sua vida. Essa colocação feita por Cristo para Ananias lhe dá a segurança de que o seu encontro seria com um homem que seguia o mesmo caminho que ele, que era o caminho do evangelho. Saulo estava orando e esperança resposta de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...