sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Atos 9:19-20

Atos 9:19-20 - E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
E, TENDO COMIDO, FICOU FORTALECIDO. Em texto anterior nos lemos que Saulo ficou três dias sem comer e sem beber água, não se sabe se por problema de saúde ou se fazendo jejum, o que é mais provável. Depois da chegada de Ananias, que orou por ele, então, Saulo toma ânimo, volta a se alimentar como dantes e agora estava mais forte. No versículo anterior lemos que tudo indica que Saulo estava como que prostrado, quem sabe se sentido muito debilitado, mas agora se sentia mais forte.

ESTEVE SAULO ALGUNS DIAS. O encontro de Saulo de Tarso com o Senhor Jesus mudou totalmente seu rumo. Este homem saiu de Jerusalém, com autorização dos principais sacerdotes e das autoridades romanas para em ação enérgica perseguir e prender a todos que confessassem o nome de Jesus Cristo, como sendo o Messias de Deus. Cristo, que agora era o Senhor de sua vida, lhe concedeu um outro destino.

COM OS DISCÍPULOS. Havia em Damasco já um bom número de convertidos ao cristianismo, não sabemos quantos, que estavam seguindo os caminhos do evangelho de Cristo. No começo da igreja de Cristo, os seguidores do evangelho eram chamados de discípulos de Jesus, um pouco mais tarde ficaram sendo conhecidos de cristãos, depois da reforma foram classificados de protestantes e hoje de evangélicos.

QUE ESTAVAM EM DAMASCO. Uma grande mudança foi o que houve no cronograma dos planos de Saulo de Tarso, porque este povo que seria alvo de suas perseguições, agora era com quem ele convivia e se alegrava na presença de Deus. Saulo não quis voltar imediatamente para Jerusalém, todavia, resolveu ficar alguns dias com os discípulos de Cristo, que faziam parte do rebanho do Senhor Jesus ali em Damasco.

E LOGO NAS SINAGOGAS PREGAVA. Como judeu que era, Saulo quando chegava em uma cidade procurava os líderes das sinagogas, porque esse era um costume dos hebreus. E chegando nas sinagogas judaicas, em vez de falar a respeito das coisas próprias da lei de Moisés, agora, Saulo pregava sobre aquele que o libertou. Como não havia templos dedicados ao cristianismo, os cristãos frequentavam as sinagogas.

A CRISTO. Verdade é que os seguidores do tradicional judaísmo faziam questão em negarem tudo que conheciam sobre Jesus de Nazaré. No entanto, praticamente todos os judeus tinham conhecimento de tudo que fez e pregou o Cristo de Deus. Essa forma de dizer que Saulo pregava sobre Cristo nos leva a pensar que este pregador, que era novo convertido tentava convencer os seus ouvintes que Jesus era o Messias de Deus.

QUE ESTE É FILHO DE DEUS. Dizer que Cristo era Filho de Deus era a mesma coisa que anunciar que Jesus Cristo era o Messias de Deus ou Emanuel. Essa afirmativa da parte de Saulo era a mesma coisa que defender que tudo que aconteceu com Jesus era o cumprimento das profecias vaticinadas nas Escrituras dos hebreus sobre o Messias de Deus. É provável que Saulo tivesse conhecimento a respeito de como o Senhor Jesus Cristo havia nascido, e o evangelho diz que ele foi gerado pelo Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...