quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Atos 10:20-21

Atos 10:20-21 - Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?
LEVANTA-SE, POIS, DESCE, E VAI COM ELES. É bastante interessante o que nós temos neste ponto, porque encontramos a comunicação do Espírito Santo com Pedro, e ai perguntamos: Como se deu isso? Certamente essa é uma comunicação direta do Espírito de Deus na mente ou na alma do apóstolo. A mensagem do Espírito de Deus foi para estabelecer uma nova missão na vida de Pedro, porque neste momento ele era o líder mais destacado do grupo apostólico, e o seu exemplo era muito importante.

NÃO DUVIDADO, PORQUE EU OS ENVIEI. Um pouco antes, lemos que Pedro fez objeção ao que lhe foi proposta na visão, conforme Atos 10:13-14 - E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Agora, era o Espírito Santo de Deus quem confirmava que Pedro devia acompanhar aqueles homens até Cesaréia.

E, DESCENDO PEDRO. Há quem diga que Pedro era meio cru quando ainda andava com Jesus, com uma personagem forte para tomar decisões precipitadas. Mas neste momento, ele não poderia mais ter dúvidas que estava diante de uma responsabilidade que lhe era imposta pela determinação de Deus, e a prova disto é que o Espírito Santo quem lhe disse que obedecesse a direção de Deus para sua vida.

PARA JUNTO DOS HOMENS. Essa atitude de Pedro nos mostra que ele se rende a direção do Espírito Santo de Deus para fazer e cumprir a missão que o seu Deus estava entregando em suas mãos e sub sua responsabilidade. Precisamos aprender com Pedro, neste fato, a nos submeter aos comandos do Espírito de Deus, ele que sempre fala com os servos de Cristo, mas que na maioria dos casos não entendemos isso.

QUE FORAM ENVIADOS POR CORNÉLIO. Cornélio era um homem bom, que temia a Deus e tinha comunhão com o seu próximo, ajudando aos que mais precisavam, porem, precisava receber orientações corretas de como seguir o evangelho de Cristo Jesus. Este centurião não mediu esforço em buscar a boa orientação da parte de Deus, ao chamar pessoas de seu círculo de confiança, enviando-os até a cidade de Jope.

E DISSE: SOU EU A QUEM PROCURAIS. Aqueles homens estavam ali e não queriam nada mais do que encontrar a Simão que tinha por sobre nome Pedro. Eles não conheciam pessoalmente a Pedro, até que de repente Pedro se apresenta aqueles homens, para saber o que eles desejavam de sua parte. Não sabemos se o soldado estava de farda, mas Pedro deve ter ficado muito assustado com a presença deles ali.

QUAL É A CAUSA POR QUE ESTAIS AQUI? Essa indagação feita por Pedro nos faz pensar que estava realmente assustado e ao mesmo tempo curioso, porque ele poderia primeiro perguntar o nome daqueles homens, e não o porquê eles estava lhe procurando. Por outro lado, podemos ainda conjecturar que a pergunta de Pedro pode também demostrar sua disposição em atender a reivindicação daqueles homens. Dependendo da resposta daqueles homens, uma nova missão estava para começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...