quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atos 8:24

Atos 8:24 - Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.
RESPONDENDO. Neste momento, Simão se sentiu o mais desgraçado dos filhos dos homens, porque a revelação de Deus foi efetivamente a mais pura realidade, uma vez que, o que Pedro falou, pela iluminação do Espírito Santo, era justamente o que se passava dentro dos pensamentos de Simão. Não temos como saber se o constrangimento de Simão era verdadeiro ou não, até porque as tradições do cristianismo nos mostra que de fato ele nunca se firmou de verdade no evangelho.

POREM, SIMÃO. Percebe-se que Simão, aparentemente, queria demonstrar diante dos apóstolos que estava sentindo sua miséria e que também estava arrependido por deixar sua mente ser pervertida. O comportamento de Simão era do tipo que buscava se justificar diante dos homens, mas que na realidade, não tem o verdadeiro temor a Deus. Simão buscava um conforto mental, todavia sem buscar resolver o problema.

DISSE: ORAI. Parece que Simão não quis tomar o conselho de Pedro, porque o apóstolo tinha o exortado a que ele próprio buscasse se arrepender e por meio da oração pedir perdão a Deus por suas iniquidades. Simão não foi se humilhar diante de Deus para pedir perdão, nem muito menos seguir o conselho de Pedro, mas agora, agia como agem os idólatras, transferindo para outros a responsabilidade que é sua.

VÓS POR MIM. Qual foi a exortação de Pedro? Atos 8:22 - Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração. O que estava fazendo Simão? Ele estava tentando transferir para os outros, o que ele deveria fazer. Tem líder religioso que prefere seguir o mau exemplo de Simão, que estava fora da vontade de Deus, do que o conselho do apóstolo Pedro.

AO SENHOR. Simão estava completamente errado diante de Deus, mas isso mostra o quanto ele era prepotente, por nem querer ele próprio buscar a solução para o seu problema. O que se passava em sua mente é o que se passa no coração de muitas pessoas que, imaginam de que, fazendo sua confissão auricular ao seu líder religioso vai anular as consequências das suas iniquidades. Só existe um único mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. Cada um que busque o seu perdão em Cristo.

PARA QUE NADA DO QUE DISSESTES. Ainda que indiretamente, Simão estava dizendo a Pedro que, se alguma coisa lhe acontecesse, era culpa de Pedro, que tinha proferido palavras que de fato eram as consequências pelo pecado de Simão, e não porque Pedro desejasse para ele o que predisse, caso Simão não buscasse o seu perdão diante de Deus, por meio das suas orações. Simão era que tinha de orar a Deus pelo perdão.

VENHA SOBRE MIM. Existe uma lei universal e verdadeira, em que a colheita é segundo a semeadora. Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. A responsabilidade é individual, Simão quem tinha de se atirar diante de Deus e por meio da oração pedir perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...