quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atos 8:30-31

Atos 8:30-31 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E CORRENDO FILIPE. Agora, ficamos sabendo que o carro do eunuco estava em movimento, até porque aquela região era desértica e que passava por ali corria o risco de ser assaltado. Este detalhe dificultava mais ainda a missão de Filipe, ele que por direção do Espírito Santo de Deus, tinha como objetivo pregar o evangelho de Cristo para aquele homem. Então, qual foi à atitude de Filipe? Ele não se deteve diante do obstáculo e começou a correr, acompanhando a velocidade dos cavalos e do carro.

OUVIU QUE LIA. O eunuco esteve envolvido com um ativismo religioso intenso nos últimos dias em Jerusalém, estava provavelmente cansado, poderia estar agora aproveitando para dormir. Isso prova que este homem estava muito interessado nas coisas do reino de Deus, ao ponto de mesmo sem intender as Escrituras, mas lia. Os orientais tinham um costume de ler em voz alta, e com isso, Filipe ouvia que ele lia.

O PROFETA ISAÍAS. Um pouco antes, o escrito deste livro já havia dito que o eunuco estava lendo uma porção das Escrituras, provavelmente o rolo do livro do profeta Isaías, conforme Atos 8:28 - Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. No versículo seguinte, Lucas aponta o lugar das Escritoras e do rolo do livro do profeta Isaías que aquele homem estava lendo, que era uma passagem messiânica do Rolo.

E DISSE: ENTENDES TU O QUE LÊS? É razoável dizer que esta escritura que lia o eunuco estava escrita em grego, o que nos faz pensar que também o eunuco bem como Filipe, falavam o grego. O eunuco estava lendo, porem, não estava entendendo nada do que estava escrito, foi quando Filipe lhe dirige esta pergunta se o homem estava entendendo o que lia. O homem era sábio e inteligente, mas não entendia a Escritura.

E ELE DISSE: COMO POSSO ENTENDER. Aprendemos com este exemplo que a sabedoria e o conhecimento secular não servem nas coisas do reino de Deus. É claro que se alguém tem o conhecimento das ciências seculares, Deus se utiliza disto para que o seu nome seja glorificado, como foi o caso de Moisés, Daniel e Paulo. A falta de compreensão dos mistérios de Deus por parte do eunuco ajudou na missão de Filipe.

SE ALGUÉM NÃO ME ENSINA? É bom lembrar que a conversão deste homem Etíope foi importante no cumprimento da palavra de Cristo (Marcos 16:15 e Atos 1:8), porque o evangelho começava a se expandir além da Palestina. Esta colocação por parte do eunuco abriu a porta para que Filipe pregasse as boas novas do evangelho de Cristo para aquele homem. O Espírito de Deus preparou tudo, conforme a vontade de Deus.

E ROGOU A FILIPE QUE SUBISSE E COM ELE SE ASSENTASSE. O texto não diz, mas podemos conjecturar que Filipe pode ter se interposto a ajudar aquele homem na compreensão das Sagradas Escrituras. É perceptível a providência de Deus nos mínimos detalhes para que o seu reino e a sua vontade prevalecesse. O eunuco estava sedento de salvação e há quem diga que alguém deve ter pregado para ele enquanto esteve na cidade de Jerusalém. Portanto, com sapiência, Filipe uniu o útil ao agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...