quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atos 9:2

Atos 9:2 - E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E PEDIU CARTA. Saulo de Tarso estava obstinado a perseguir de maneira hostil a as ovelhas de Cristo e o seu objetivo era procurar por todos os lugares onde avia alguém seguindo o evangelho e trazer preso para ser julgado e condenado pelo Sinédrio. Esta carta pode representar um documento por meio do qual o sumo sacerdote autorizava Saulo a prender os cristãos em qualquer lugar do mundo. Em última analise também pode representar uma carta de apresentação para os chefes das sinagogas judaicas.

PARA DAMASCO. Esta era a Capital da Síria, que ficava cerca de duzentos e quarenta quilômetros a nordeste de Jerusalém. Essa é uma das cidades mais antiga da Palestina, e que fica entre os rios Abana e Farpar. Com isto, aprendemos que as perseguições feitas contra os cristãos de Jerusalém haviam sido tão intensas que os irmãos fugiram para fora de Israel. Certamente ficaram sabendo onde estavam os cristãos fugitivos.

PARA AS SINAGOGAS. Neste momento da história da igreja de Cristo, não era permitido pelo império romano que os líderes do cristianismo construíssem templos dedicados ao cristianismo. De forma que, os cristãos judeus ainda continuavam frequentando as sinagogas judaicas. Como Saulo tinha documentação das principais autoridades judaicas e do sumo sacerdote, então, ele tinha acesso às sinagogas todas.

A FIM DE QUE, SE ENCONTRASSE ALGUNS. A determinação era de que, por onde Saulo passasse, visitava as sinagogas, e se porventura encontrasse alguém que confessasse crer em Jesus Cristo como sendo o Messias de Deus, tal pessoa seria detida e deportada para Jerusalém. As literaturas apócrifas dos hebreus nos faz saber que naquela época houve essa resolução do Sinédrio para trazer de volta os fugitivos.

DAQUELA SEITA. Hoje há uma guerra vergonhosa entre as denominações no que diz respeito a classificarem uma as outras de seitas heréticas. Todavia, pelos judeus, quem era uma seita herética no primeiro século de nosso era cristã era o cristianismo. Com isso aprendemos que chamar uma religião de seita, não significa que isso represente a verdade. Para os líderes do judaísmo o cristianismo era uma seita, estavam errados.

QUE HOMEM QUER MULHER. No capítulo anterior o escritor deste livro já havia falado sobre as ações tempestuosas de Saulo de Tarso, que não respeitava nem homens nem mulheres, mas prendia a todos. Atos 8:3 - E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Já se diz que o ódio religioso não respeita a raça, nem a cor da pele, nem também o sexo, seja quem for.

OS CONDUZISSE PRESOS A JERUSALÉM. Ao ler uma passagem do evangelho como esta, ficamos de baca aberta, porque percebemos o quanto os nossos irmãos da igreja do primeiro século foram perseguidos. Ficamos imaginando quantos dos nossos irmãos foram presos, o marido, a mulher e os filhos, famílias inteiras, simplesmente por acreditarem no nome precioso de Cristo Jesus. Temos em nosso país total liberdade, pelo menos até o momento, para expressarmos a nossa fé em Jesus, o Filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...