segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Atos 9:38

Atos 9:38 - E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E COMO LIDA. Em Lida estava à esperança de que o problema tinha solução. Os discípulos de Cristo em Jope deixaram um exemplo que não se deve passar despercebido, que era a preocupação de uns para com os outros. Dorca vinha cumprindo de forma fervorosa o segundo mandamento da lei de Cristo por meio do amor fraternal. Os cristãos de hoje precisam aprender tanto com o exemplo de Tabita, bem como dos irmãos de Lida, em que todos eles viviam os ensinos de Jesus Cristo.

ERA PERTO DE JOPE. Em Jope estava um problema que se esperava uma solução. Não que os discípulos de Cristo na cidade de Jope fossem idólatras, venerando ao apóstolo Pedro, Mas, eles tinham conhecimento que Pedro era um legítimo representante de Cristo Jesus e que por meio do apóstolo um milagre viesse a acontecer. O Espírito Santo estava usando poderosamente os apóstolos para glória do nome Cristo Jesus.

OUVINDO OS DISCÍPULOS. Mais uma vez o escritor deste livro chama os seguidores de Cristo de discípulos, porque essa foi à designação inicial para quem andava de conformidade com os ensinos deixados pelo Senhor Jesus. Com o passar do tempo estes discípulos de Cristo vieram a ser chamados de Cristãos, depois da reforma eram chamados de protestantes, e nos dias de Hoje são chamados de evangélicos.

QUE PEDRO ESTAVA ALI. Percebe-se que a comunidade cristã já não era tão insignificante, pelo fato de que havia um sistema de comunicação entre uma cidade e outra sobre o que estava acontecendo. Os discípulos de Cristo em Jope ficaram sabendo que Pedro estava fazendo missões em Lida. Alguém teve a ideia de mandar chamar a Pedro que viesse até Jope para fazer suas orações em favor de Dorca.

LHE MANDARAM DOIS HOMENS. Certamente estes dois homens eram também discípulos de Cristo que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Jope. Estes dois discípulos do Senhor Jesus trazia consigo a responsabilidade de convencer ao apóstolo Pedro da necessidade de ir até a cidade de Jope para ajudar a resolver um problema que já não era mais de Dorca, mas de toda a igreja, que amava de coração aquela irmã.

ROGANDO QUE NÃO SE DEMORASSE. Não sabemos se os discípulos de Jope enviaram com os dois homens uma correspondência ou se isso seria feito de forma apenas oral. O que podemos dizer é que a solicitação feita pela comunidade cristã em Jope tinha que chegar de maneira forte aos ouvidos de Pedro, no sentido de que ele parasse qualquer atividade que estava fazendo em Lida e se dirigir rápido a cidade de Jope.

EM VIR TER COM ELES. Acreditamos que os mensageiros, os dois homens enviados pelos discípulos de Jope devem ter contado a Pedro do que se tratava. Como Lida ficava perto de Jope, Pedro não tinha desculpas para não atender o pedido da igreja de Cristo em Jope, o que seria uma falta de consideração da parte de Pedro se não viesse atender a solicitação da igreja. Sem contar que esta era uma oportunidade importante para que Pedro glorificasse o nome de Cristo por mais um grande milagre realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...