quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atos 8:25

Atos 8:25 - Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho.
TENDO ELES, POIS. Antes de escrever qualquer coisa sobre este versículo é bom dizer que, o Dr. Lucas interrompe o que ele vinha escrevendo no texto anterior, dando a entender que Pedro e João não fizeram por Simão o que ele havia reivindicado. Não há dúvida que o escritor se refere neste texto a Pedro e João, eles que saíram de Jerusalém e vieram a Samaria para darem total apoio as atividades evangelísticas iniciadas por Filipe. Certamente, este apoio dos apóstolos foi fundamental para Filipe.

TESTIFICADO E FALADO. Pedro e João ao chegarem na comunidade cristã de Samaria viram de princípio a necessidade de fazerem um trabalho espiritual em prol da igreja de Cristo naquele lugar. Feito o que tinham de fazer, então, eles aproveitaram a oportunidade para testificar que tudo que Filipe já havia pregado sobre Jesus era a mais pura verdade do reino de Deus, além de pregarem mais coisas sobre o evangelho.

A PALAVRA DO SENHOR. Essa expressão feita por Lucas, o escritor do livro, Atos dos Apóstolos, representa o próprio evangelho das boas novas de Cristo, como também tudo que envolve os parâmetros da nova dispensação da graça de Deus. Podemos afirmar com segurança que Pedro e João transmitiram uma mensagem Cristocêntrica, explicando tudo aquilo que Cristo fez pela humanidade como Redentor e Salvador.

VOLTARAM PARA JERUSALÉM. O livro de Atos dos Apóstolos demonstra que Pedro e João eram grandes amigos, e que gostavam de trabalhar juntos, e isso fica notório em todo o conteúdo do Novo Testamento. Cumprida a missão, os dois apóstolos voltam para Jerusalém onde eles exerciam papeis significativos dentro do grupo apostólico. Há quem diga que os apóstolos de Jerusalém se acomodaram um pouco, no início da igreja de Cristo, quando não se dispuseram em fazer missões distante de Jerusalém.

E EM MUITAS ALDEIAS. O escritor faz uma complementação sobre a visita missionária de Pedro e João na cidade de Samaria. Além de pregarem o evangelho libertador de Cristo na própria cidade de Samaria, os apóstolos também se dispuseram em passar por todas as aldeias dos samaritanos. Filipe já havia feito um levantamento em toda a região dos samaritanos e agora levou os apóstolos para pregarem sobre Cristo Jesus.

DOS SAMARITANOS. Não sabemos quantas vezes, mas podemos afirmar que o Senhor Jesus já havia estado muitas vezes naquele território dos samaritanos, uma vez que, quem subia da Galileia para a Judeia tinha que passar pelo território de Samaria. Os judeus não consideram os samaritanos como irmãos, mais apenas como primos, e havia um despeita entre os judeus e os samaritanos por causa das terras. Ainda hoje existe uma guerra sem fim entre judeus e os palestinos, como a luta entre Esaú e Jacó.

ANUNCIARAM O EVANGELHO. Os apóstolos e todos os líderes da igreja de Cristo do primeiro século de nossa era cristã uniformizaram as pregações em torno do evangelho das boas novas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Anunciar o evangelho não é a mesma coisa que pregar sobre doutrinas diversas do cristianismo, mas é pregar sobre o plano da salvação de Deus para quem ainda não é convertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...