terça-feira, 17 de setembro de 2019

Atos 10:9-10

Atos 10:9-10 - E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta. E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos.
E NO DIA SEGUINTE. Cornélio era um militar que tinha disciplina, e como um homem bem organizado em tudo que fazia, preparou e planejou tudo para que a viagem dos seus auxiliares transcorresse bem, por isso que somente no dia seguinte os três homens partiram de viagem até a cidade de Jope. Acreditamos que aquela noite, antes dos homens viajarem foi de reflexão para Cornélio, pensando de como seria a sua vida a partir de Agora, em que seria orientado por Pedro a servir melhor a Deus e a Cristo.

INDO ELES SEU CAMINHO, ESTANDO JÁ PERTO DA CIDADE. O centurião romano deve ter orientado aos seus homens para que seguissem em frente até a cidade de Jope, sem distração alguma, mas cumprissem sua missão, conforme o que lhes passou Cornélio. Os enviados de Cornélio seguiam em direção ao destino sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda, até que se aproximaram da cidade de Jope.

SUBIU PEDRO AO TERRAÇO PARA ORAR. O escritor muda de cena para a outra direção do que havia de acontecer na cidade de Jope, onde estava o apóstolo Pedro, que era o alvo daqueles três homens enviados por Cornélio. É perceptível que Pedro era um homem de oração, e que a igreja primitiva deve ter desenvolvido muito bem o habito de orar todos os dias, e podemos dizer que isso foi herdado do judaísmo.

QUASE A HORA SEXTA. O autor de Atos dos Apóstolos não segue o nosso horário, mas neste caso, ele fala a respeito das tradições dos judeus. Geralmente os hebreus costumavam fazer suas orações em três horários específicos, que eram as três, as seis e às nove horas, que correspondiam às nove horas da manhã, ao meio dia e às três da tarde. Neste caso, o escritor fala sobre quase doze horas do dia, hora de almoço.

E TENDO FOME, QUIS COMER. Não temos como saber se Pedro havia feito um lanche pela manhã ou se ele estava fazendo a abstinência de alimentos naquele dia, ou seja, se ele estava de jejum pela manhã. Seja como for, neste horário já era de se esperar que Pedro sentisse fome, porque já era realmente a hora de almoçar, e como qualquer ser humano sentiu fome, e porque estava com fome, sentiu vontade de almoçar.

E ENQUANTO LHO PREPARAVAM. Mas, não dependia de Pedro para saciar a sua fome naquele momento, porque ele dependia das cozinheiras que estavam preparando a comida para todos. Deus estava preparando a Pedro para um novo momento em seu ministério, em que ele teria de participar com os gentios de costumes que não eram próprios dos judeus. Pedro precisava passar por essa experiência no reino de Cristo.

SOBREVEIO-LHE UM ARREBATAMENTO DE SENTIDO. As Sagradas Escrituras falam a respeito de arrebatamento de espírito, bem como do arrebatamento dos sentidos. No caso do arrebatamento de espírito, os que dele participam são transportados em seu espírito para participarem de experiências espiritais e sobrenaturais. Neste caso, Pedro foi tomado em seus sentidos de forma muito forte, em que seus pensamentos passaram a ser reais dentro de sua mente. Esse é um tipo de comunicação no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...