quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Atos 10:18-19

Atos 10:18-19 - E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali. E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
E, CHAMANDO. Chegando os emissários de Cornélio na cidade de Jope, não temos como saber se eles conheciam bem aquela cidade ou se eles foram penetrando cidade a dentro e perguntando onde ficava a residência de Simão o curtidor. O fato do anjo ter dito que tal casa do curtidor ficar junto ao mar deve ter facilitado a chegada deste três homens até aquele lugar. É bem provável que a casa de Simão ficasse reservado, pelo fato de sua atividade em curtir couros, que causava um cheiro terrível e forte.

PERGUNTARAM SE SIMÃO. Já temos comentado que o nome de Simão era uma transliteração do nome hebraico de Simeão e que era muito comum entre os judeus. Este Simão foi o primeiro a ser chamado, juntamente com seu irmão André, pelo Senhor Jesus para ser um dos seus apóstolos. Ele se torou amigo pessoal e direto do Senhor Jesus, e os relatos dos evangelhos nos faz ver que ele era o porta voz do grupo.

QUE TINHA POR SOBRENOME PEDRO. Pedro era o apelido de Simão, que provavelmente foi dado pelo Senhor Jesus, quando o chamou para ser pescador de homens. Entre os hebreus, um apelido era dado a uma pessoa quando tal pessoa fazia uma grande mudança de vida. O nome de Pedro fala de pedra, mas não uma rocha, porem, se refere a fragmentos de pedras pequenas, falando de sua personalidade.

MORAVA ALI. Pelo que se percebe, estes homens não conheciam a Pedro nem sabiam de sua vida como apóstolo e missionário do reino de Cristo. A família de Pedro morava em Cafarnaum, mas Pedro ficava mais em Jerusalém juntamente com os demais apóstolos, e agora estava em Jope, na casa de um certo curtidor, também chamado Simão. Portanto, Pedro não morava naquela casa, mas estava em missão ali em Jope.

E PENSANDO PEDRO NAQUELA VISÃO. Enquanto isso, na parte de cima da residência de Simão, o curtidor, Pedro estava refletido sobre o que significava o sentido daquela visão que o Senhor tinha lhe concedido. O apóstolo estava ciente que aquela experiência não era algo natural, mas que Deus tinha lhe revelado alguma coisa importante para que ele executasse. Realmente algo muito importante ia acontecer.

DISSE-LHE O ESPÍRITO. É notável o agir do Espírito Santo de Deus em todo o conteúdo deste livro, é tanto que alguns comentaristas falam que o nome deste livro deveria ser Atos do Espírito Santo de Deus e não Atos dos Apóstolos. É difícil de imaginar como que o Espírito de Deus se comunicou diretamente com Pedro, mas podemos conjectura que este tipo glorioso de comunicação se dá na alma ou no pensamento.

EIS QUE TRÊS HOMENS TE BUSCAM. É claro que alguém logo mais subiria até onde Pedro estava a lhe comunicar que três homens estavam lhe buscando. No entanto, essa comunicação antecipada do Espírito de Deus com Pedro fez toda a diferença, porque o apóstolo ficou consciente que Deus estava envolvido naquele negócio. Como Pedro era uma das principais lideranças do grupo apostólico, Deus estava trabalhando em sua vida, no sentido de mostrar que tinha muitas missões a serem realizadas ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...