sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Atos 10:28

Atos 10:28 - E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
E DISSE-LHES: VÓS BEM SABEIS. Os filhos de Israel tentavam por todos os meios monopolizarem o tradicional judaísmo, não querendo que a fé deles fosse compartilhada com as demais nações do mundo. Com isso, os demais povos do mundo taxavam os judeus de orgulhosos, criando assim, uma barreira racial intransponível entre os judeus e os gentios. Cornélio sabia do que Pedro estava falando, bem como todos que estavam presentes naquela reunião, ninguém era inocente desta realidade.

QUE NÃO É LÍCITO. Quando Deus introduziu os hebreus na terra de Canaã realmente foi determinado por Moisés que os filhos de Israel não se associassem as demais nações que estavam ao redor da terra prometida. Mas, os próprios peados dos judeus já havia anulado isso, e a prova prática foi que os judeus tiveram que passar pelos cativeiros assírio e babilônico, e neste momento, estavam dominados pelos romanos.

A UM HOMEM JUDEU. Pedro se refere a todos os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, aqueles que eram de fato israelitas de sangue puro. Porem, é perceptível que neste momento, o apóstolo Pedro destaca o lado religioso dos judeus, principalmente no que tange a questões religiosas. O que Pedro tenta esclarecer para seus ouvintes é que não era permitido pelo judaísmo ajuntar-se aos gentios, pagão ou incircunciso.

AJUNTAR-SE OU CHEGAR-SE. Pedro se reporta ao tratamento que os judeus dispensava para as demais nações do mundo, em que os filhos de Israel buscavam de todos os modos não manterem contatos com ninguém que não fizesse parte de sua religião. Esse sentimento separatista ainda permaneceu por muitos anos entre os judeus convertidos e os gentios que se convertiam ao cristianismo nos começos.

A ESTRANGEIROS. Boa parte dos comentaristas do Novo testamente defendem que a legislação de Moisés não tinha como intuito fazer esta separação extrema dos judeus das demais nações do mundo. A verdade é que as tradições e as interpretações que foram se multiplicando entre os judeus levou a uma guerra inútil do judaísmo com as demais religiões do mundo, quando sabemos que nem mesmo os judeus eram puros.

MAS DEUS MOSTROU-ME QUE. Agora, Pedro começa a falar em uma linguagem que se enquadra nos parâmetros da nova aliança da graça de Deus com a humanidade. O orgulho religioso dos judeus não lhes permitia enxergar que quando Deus fez aliança com seu amigo Abraão havia a promessa de que todas as nações do mundo seriam abençoadas por meio do eu descendente, que não era Isaque, mas sim, Cristo Jesus.

A NENHUM HOMEM CHAME COMUM OU IMUNDO. Os cativeiros assírio e babilônico, bem como o fato de Israel se encontrar sob o domínio dos romanos deveria ter ensinado aos judeus que eles já não eram mais tão especiais o quando se julgavam ser. O fato dos judeus terem rejeitado o seu Messias, Jesus Cristo, abriu a porta da graça para todas as nações do mundo, porque o trato de Deus com os homens passou a ser pelo individual, e não pelo nacionalismo como era antes, com os judeus e as suas leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...