sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Atos 9:18

Atos 9:18 - E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
E LOGO. Até agora, Deus vinha tratando com Saulo com a medida do corretivo, em que ele caiu do seu cavalo em terra, perdeu sua visão, que era algo muito importante para ele, se tornou um homem humilhado ao ponto de ser guiado pelos outros, e se encontrava em um estado de quebrantamento nunca visto antes. Mas, agora, chegava o momento de começar a proporcionar grandes benefícios na vida de Saulo de Tarso, provando para ele que, quem está do lado do bem colhe coisas extraordinárias.

LHE CAÍRAM DOS OLHOS. Metaforicamente, quando se fala dos olhos, a mensagem nos fala a respeito das visões de uma pessoa. Antes de ter um encontro transformador com o Senhor Jesus, Saulo de Tarso tinha visão, mas era ao mesmo tempo cego, porque via fisicamente, mas andava nas trevas espirituais. Alguma coisa teve que sair dos olhos de Saulo para que a partir de agora ele visse coisas espirituais melhores.

COMO QUE UMAS ESCAMAS. Essa colocação fala de obstáculo ou empecilho que estava atrapalhando a visão de Saulo, mas que foi removido para que ele pudesse enxergar melhor. Em termos espirituais, estas escamas podem representar os muitos pecados da vida pregressa de Paulo e suas consequências, que o impedia de ver as coisas do reino de Deus. O evangelho diz que o diabo cega o entendimento dos ímpios.

E RECUPEROU. Esse verbo representa muito bem o que acontece com o pecador que se converte de verdade para o reino de Cristo em que os prejuízos começaram a ser revertidos em benefícios para os que vivem com Cristo e para Cristo. Quando o ser humano busca sua regeneração diante de Deus, há de fato uma revolução muito significativa em sua vida, que não se vê com os olhos físicos, mas que são realidades.

A VISTA. O primeiro milagre de ordem física estava realizado na nova vida de Saulo de Tarso, e certamente, este prodígio fez parte legítima de seu testemunho para o resto de sua vida, como providência da parte de Deus. Este foi um fato físico, mas que também pode ser visto como preparação espiritual para que o novo convertido Saulo de Tarso tivesse novas experiências com visões espirituais das coisas que não se ver com os olhos físicos nem se toca com as mãos, mas que são igualmente verdadeiras.

E LEVANTANDO-SE. Saulo de Tarso estava ha três dias sem comer nem beber, conforme se ler em Atos 9:9 - E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Consequentemente, Saulo estava completamente debilitado, ao ponto de não se sustentar de pé, porem, se mantinha deitado. Com a realização deste milagre, Saulo recebe uma força extraordinária, e queria mostrar sua alegria se levantando agora.

FOI BATIZADO. Há um certo debate neste ponto do livro de Atos, sobre que tipo de “batismo” aconteceu com Saulo de Tarso neste momento. Os pentecostais defendem que este batismo diz respeito ao batismo com o Espírito Santo, porque Ananias foi enviado para que Saulo fosse cheio do Espírito Santo. No entanto, a interpretação mais honesta nos leva a pensar que este Batismo diz respeito ao batismo em água, que era um dos primeiros passos que o novo convertido dava ao aceitar a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...