terça-feira, 17 de setembro de 2019

Atos 10:5-6

Atos 10:5-6 - Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
AGORA, POIS, ENVIAS HOMENS A JOPE. Era o grande momento de mudança para melhor na vida de Cornélio, porque se ele já fazia algumas coisas que agradava a Deus, como sua vida de oração e de esmolas que fazia em favor dos que mais precisavam, agora era a oportunidade de se enquadrar nos parâmetros do evangelho de Cristo e passar a ser um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus. Não se sabe o porquê de o anjo falou que Cornélio enviasse homens e não fosse ele próprio a Jope para ver a Pedro.

E MANDA CHAMAR A SIMÃO. Provavelmente Deus queria que Pedro viesse até Cesaréia para também pregar a palavra do evangelho de Cristo naquela cidade, haja vista que Pedro já estava há muitos dias em Jope. Porque o anjo não pregou o evangelho a Cornélio, mas mandou chamar a Simão? Deus tem determinado que neste dispensação seja assim, em que os seus representantes preguem as boas novas.

QUE TEM POR SOBRENOME PEDRO. Já temos comentado que o nome Simão é uma transliteração do nome Simeão. Como também já temos dito que este era um nome muito comum entre os hebreus, em que o Novo Testamento cita vários deles. Já o sobrenome Pedro que dizer pedra pequena, que funcionava como um apelido para aquela época, talvez caracterizando a personalidade variável de Simão que era Pedro.

ESTE ESTÁ COM UM CERTO SIMÃO CURTIDOR. O que Lucas escreve neste ponto é o que ficamos sabendo em Atos 9:43 - E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor. Certamente este segundo Simão, que era xarapa de Simão o apóstolo era um discípulo de Cristo, porque do contrário Pedro não teria ficado em sua casa. Ficar Pedro na casa de um curtidor era uma preparação para o que haveria de acontecer.

E QUE TEM SUA CASA JUNTO AO MAR. Esta colocação que escritor faz sobre a casa de Simão que dizer que sua casa estava reservada ou separada da cidade e das demais residências. A realidade era que esta profissão não era muito aceita pelos judeus e com isso, quem fazia este serviço era até certo ponto discriminado, porque tais pessoas tinha que manter contatos com corpos mortos em função de sua atividade.

ELE TE DIRÁ. Verdade é que Cornélio já contava com a simpatia de Deus pelo fato de que ele era um homem de oração, além de ser um praticante do segundo mandamento da lei de Cristo em que ajudava ao seu próximo. Todavia, ele tinha com receber em sua casa a Pedro para ouvir do pregador do evangelho as boas notícias sobre Cristo o Salvador. Nem mesmo o anjo de Deus poderia cumprir tal missão.

O QUE DEVES FAZER. Essa forma de Deus trabalhar na vida de Pedro era uma preparação para que ele cumprisse sua missão evangelizadora entre os judeus. O apóstolo Paulo, que foi o grande missionário enviado aos gentios afirma que Pedro ficou responsável pelo evangelho da circuncisão, e com isso entendemos que do grupo apostólico Pedro era o coordenador da evangelização entre os judeus. Neste caso, Pedro já estava preparado pelo Espírito Santo para evangelizar a Cornélio e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...