segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Atos 9:41-43

Atos 9:41-43 - E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.
E ELE, DANDO-LHE A MÃO, A LEVANTOU. No versículo anterior, o escritor diz que Talita abriu os olhos, viu a Pedro e se assentou. Porem, a voz de comando de Pedro foi: Talita, levanta-te. Para Pedro, o milagre tinha que ser completo, e para tanto, Dorca tinha que ficar de pé, numa demonstração de que além do retorno a vida, ela também estava restabelecida de sua saúde física. Pedro chega junto a Talita e faz com que ela sinta que tinha condições de se levantar, andar e voltar a sua vida normal de antes.

E, CHAMANDO OS SANTOS E AS VIÚVAS. Agora, o apóstolo Pedro se sente realizado, com a certeza de que tinha valido a pena sair de Lida e vir até a cidade de Jope, em que o Senhor Jesus mais uma vez honrou a sua fé e a sua oração. Pedro deixa por um momento Dorca no quarto de cima, certamente desce os degraus da escada e chama a todos os irmãos que estavam na parte de baixo da casa, juntamente com as viúvas.

APRESENTOU-LHA VIVA. No caso de Cristo Jesus ter ressuscitado pessoas de entre os mortos era algo que fazia jus, uma vez que Ele era o Messias, Filho de Deus e Senhor da ressurreição e da vida. Mas, este milagre da ressurreição de Dorca deve ter turbinado o coração do próprio Pedro de fé, porque era a comprovação que Cristo estava agindo do mesmo modo por meio dos seus servos e instrumentos de Deus.

E FOI ISTO NOTÓRIO POR TODA A JOPE. O agir do Espírito Santo por meio dos servos de Cristo era algo fundamental para a expansão do cristianismo por todas as partes. Jope era uma cidade importante para uma base de expansão da fé cristã, porque como cidade portuária, por onde passavam muitos viajantes, o evangelho poderia chegar a mais pessoas dentro e fora do país de Israel, com os que chegavam e os que saiam.

E MUITOS CRERAM NO SENHOR. Eis aqui a finalidade principal do milagre de ressurreição de Dorca, fazer com que as pessoas crescem no Senhor Jesus. Não há dúvida que Pedro tenha explicado e todos os dias pregado que ele não havia feito o aquele prodígio, mas que era obra do Senhor Jesus. Nem todos tem essa sabedoria de atribuir a Cristo as coisas sobrenaturais que lhe acontecem, por isso há tanta idolatria.

E FICOU MUITOS DIAS EM JOPE. Se antes a intenção de Pedro era fazer um intenso trabalho de evangelização, bem como de instrução da igreja em Lida, Deus mudou o foco de sua missão e agora ele gastava seu tempo pregando a palavra do Senhor na cidade de Jope. Talvez se Pedro tivesse voltado imediatamente para Lida e continuar seus trabalhos em Lida, ele não tivesse a oportunidade de atribuir este milagre a Jesus.

COM UM CERTO SIMÃO CURTIDOR. O nome Simão era uma transliteração do nome hebraico de Simeão. Este nome era muito comum entre os judeus, por isso que o Novo testamento faz a menção de várias pessoas com o nome de Simão, entre eles o próprio Pedro, bem como ainda havia outro Simão entre os apóstolos de Cristo, ele que veio dos zelotes. Ficar Pedro com um curtidor foi uma preparação para que mais tarde ele recebesse de Deus uma visão de que para Deus não havia homem melhor que outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...