quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atos 9:7

Atos 9:7 - E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E OS HOMENS. Saulo era uma pessoa importante da elite da sociedade judaica, em que fazia parte das autoridades do Sinédrio, que era a Corte de Justiça dos judeus. Sem falar que ele também era alguém que contava com a simpatia e o apoio das altas autoridades religiosas dos hebreus, e a prova disto é que ele recebeu carta branca do sumo sacerdote para perseguir e prender a todos que confessassem ser seguidores do cristianismo. Não era qualquer um que podia fazer tais missões em outros países.

QUE IAM. É provável que Saulo conseguisse das autoridades dos judeus uma guarnição de soldados que o acompanhava em sua missão de deportar prisioneiros de outros países para Jerusalém. Não há dúvida que esta era uma missão diplomática da parte de Paulo em que com a autorização dos líderes de Israel ele podia resgatar judeus em outas nações. Não se sabe quantos, mas essa era uma comitiva que o acompanhava.

COM ELE. É correto dizer que estes companheiros de Saulo faziam parte da polícia de Jerusalém, quem sabe uma tropa de elite que de tão importante cumpriu missões delegadas em outros países. Estes homens foram importantes neste evento, porque puderam testemunhar do que ouviram naquele momento. E isso entra em destaque, porque alguém poderia alegar que o testemunho de Saulo de Tarso era inventado.

PARARAM ESPANTADOS. Não somente Saulo, mas toda a equipe que com ele viajava estavam todos exaustos, querendo realmente que chegassem logo na cidade de Damasco, para que pudessem repousar um pouco e depois cumprirem suas missões. Mas de súbito foram surpreendidos com algo sobrenatural, e pararam para ouvir um som que nunca tinham ouvido antes. Ficaram espantados porque ouviam e não viam.

OUVINDO A VOZ. Esta voz que os soldados ouviram era a voz poderosa do Cristo glorificado que falava com Saulo de Tarso na estrada de Damasco. Não temos como saber se estes soldados conheciam a Jesus pessoalmente de quando o Senhor Jesus exerceu seu ministério de pregações na cidade de Jerusalém. Se eles conheciam a Jesus, certamente reconheceram que aquela era a sua voz, se não, ouviram pela primeira vez. Também não temos como saber se Jesus falava agora com a mesma voz.

MAS NÃO VENDO. Efetivamente, o que estava acontecendo naquele momento era algo inusitado, porque aqueles homens que acompanhavam a Saulo estavam ouvido alguém falar, mas não tinham condições de ver com os seus próprios olhos a pessoa que falava com Saulo de Tarso. Uma coisa dessa natureza é de deixar qualquer um pensando que deve estar louco, porem, como acontecia com todos, era algo real.

NINGUÉM. O choque foi tão estupendo para aqueles soldados que em outra passagem do Novo Testamento afirma que todos caíram por terra, conforme Atos 26:14 - E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. Se fosse nos dias de hoje, a ciência médica iria dizer que todos estes homens estavam com problema de escrisofenia, ouvindo vozes estranhas, que não existem na realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...