quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Atos 10:13-14

Atos 10:13-14 - E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E FOI-LHE DIRIGIDA UMA VOZ. Não temos como de fato identificar de quem seria esta voz que se dirigiu a Pedro senão por aquilo que o próprio Pedro expressar ser, chamando o portador de tal voz de Senhor. O que podemos e precisamos destacar é a importância desta comunicação, porque ela nos mostra, assim como fez com Pedro, é que a mensagem desta voz apontaria em direção a uma nova revelação para o apóstolo Pedro, sobre sua ação no tocante a pregar o evangelho para os gentios.

LEVANTA-TE, PEDRO. O fato desta voz ter mandado Pedro se levantar, pode ser que isso se refira a realidade que Pedro estava orando, e era comum os judeus se prostrarem de joelhos para se humilharem perante Deus em suas orações. Mas essa expressão pode apenas sinalizar a prontidão da parte de Pedro em tomar uma atitude em atender a voz de comando que se dirigia a ele, no sentido de entrar em ação.

MATA E COME. O indicativo de que os animais estavam vivos, isso ameniza o choque que Pedro teria diante desta ordem, uma vez que os judeus não costumavam tocar em cadáveres mortos, porem, a diversidade de animais que estavam envolvidos nesta visão era o grande problema. O relato em si não cita os nomes dos animais que Pedro viu dentro daquele objeto que vinha rumo a terra, mais muitos deles eram imundos.

MAS PEDRO DISSE. Observamos desde o começo deste livro, que nos fala da história dos começos da igreja de Cristo, que Pedro vem ocupando espaço significativo nos eventos narrados neste livro história. Por isso que esta visão foi lhe oferecida para que ele pudesse diante dos demais líderes da igreja primitiva que o plano de Deus, por meio da nova dispensação da graça era muito mais abrangente do que apenas Israel.

DE MODO NENHUM. Era natural que como judeu Pedro reagisse nestes termos, porque os seguidores do judaísmo não se alimentavam de determinados tipos de animais, eles tinha uma bem elaborada dieta conforme a lei de Moisés. Há quem diga que até este momento Pedro não estava entendendo absolutamente nada do que se tratava esta visão. E isso ensina da resistência dos legalistas sobre o cristianismo.

SENHOR. Pelo menos uma coisa Pedro estava consciente é que esta sua experiência era algo que vinha da parte de Cristo, quando ele se dirige aquela voz, chamando o mensageiro de Senhor. Verdade é que o Senhor Jesus subiu ao céu, e isso diante dos olhos dos seus apóstolos, mas que ele continuava agindo no meio do seu povo e com os seus apóstolos para que seus planos fossem concretizados quanto a sua igreja.

PORQUE NUNCA COMI COISA ALGUMA COMUM E IMUNDA. Essa exposição feita por Pedro demonstra que ele sempre foi um seguidor fervoroso do tradicional judaísmo e que compreendia que no cristianismo se devia guardar também tais tradições. Estudos mais profundos neste aspecto das cartas de Paulo nos revela que os líderes da igreja cristã em Israel continuavam seguindo as regras estabelecidas pela legislação de Moisés. Esse princípio valia para os judeus convertidos ao cristianismo, não os gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...