sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Atos 9:13

Atos 9:13 - E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém.
E RESPONDEU ANANIAS. A resposta de Ananias foi dada com base naquilo que o Senhor Jesus tinha lhe falado a respeito do homem chamada Saulo de Tarso, conforme Atos 9:11 - E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. Ananias era um servo de Cristo que já estava na cidade de Damasco e que naquele lugar fazia a obra de Deus, pregando o evangelho das boas novas de Cristo.

SENHOR. Se os judeus rejeitaram o senhorio de Cristo, não o recebendo como sendo o Messias prometido por Deus, nem muito menos como sendo o Rei da descendência de Davi. Porem, todos aqueles que acreditavam verdadeiramente em Cristo, como sendo o Messias e Emanuel de Deus, sistematicamente, também o aceitavam como Senhor de suas vidas. Observa-se que Ananias sempre está tratando a Cristo como Senhor.

A MUITO OUVI FALAR DESTE HOMEM. Não temos como saber como Ananias tinha chegado a Damasco, sendo mais provável que isso tenha se dado pelo fato das perseguições acirradas contra os cristãos em Jerusalém. O que é dito aqui pelo discípulo de Cristo, nos faz pensar que realmente Ananias deve ter fugido de Jerusalém, antes mesmo de ser preso por Saulo ainda quando ele estava em Israel.

QUANTOS MALES. É obvio que as perseguições impetradas contra a igreja de Cristo em Jerusalém partiam diretamente das lideranças religiosas mais proeminentes dos judeus, porque o cristianismo passou a ser uma ameaça ao judaísmo. Todavia, um dos instrumentos utilizados pelos membros do Sinédrio contra os discípulos de Cristo era justamente Saulo de Tarso. Temos o exemplo de Estêvão, que era um homem bom, querido por todos, porque ele estava sendo muito usado por Deus para fazer o bem.

TEM FEITO. As notícias se espalhavam cada vez mais não só em Israel, mas também em outros países, sobre as maldades que Saulo de Tarso vinha fazendo contra os servos e servas de Cristo. Essa ação energética da parte de Saulo era no sentido de meter medo nos pregadores do evangelho para que não anunciassem sobre Jesus Cristo, e com isso famílias inteiras já tinham sido presas por não negarem sua fé.

AOS TEUS SANTOS. Ananias fala a respeito de todos aqueles que buscaram seguir os mandamentos do evangelho de Cristo e que também se esforçavam para buscar o reino de Deus em primeiro luar e as coisas que são de cima. Dentro dos parâmetros da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo, santo é aquele que é separado do mundanismo e se dedica para as coisas do reino dos céus e de Cristo.

EM JERUSALÉM. Todos sabem que Jerusalém era o centro religioso do judaísmo, e com isso, todos os judeus que moravam em Israel, bem como os dispersos daquela época vinha de todas as partes do mundo para adorarem ao Deus de Israel em Jerusalém. De forma que, a intenção inicial dos líderes do judaísmo era eliminar o movimento do cristianismo na capital de Israel. Assim sendo, as maiores perseguições contra a igreja de Cristo foram feitas de inicio em Jerusalém, na Judeia e em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...