sábado, 14 de setembro de 2019

Atos 9:32-33

Atos 9:32-33 - E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico.
E ACONTECEU QUE, PASSANDO PEDRO. Percebe-se desde o começo deste livro que o apóstolo Pedro era de fato um dos principais líderes da igreja primitivo, e que ficou como que responsável pela evangelização dos judeus. O apóstolo Paulo fala em uma de suas cartas que Pedro era, tipo o coordenador do evangelho da circuncisão, enquanto que ele, Paulo era responsável pelo evangelho da incircuncisão. Um pouco antes, neste mesmo livro, o Dr. Lucas fala da importante missão de Pedro em Samaria.

POR TODA A PARTE. Verdade é que os apóstolos de Jerusalém concentraram suas atividades no seu país, talvez eles tivessem compreendido que o cristianismo seria implantado somente em Israel. O próprio Senhor Jesus também concentrou suas campanhas evangelísticas em seu país, porque Ele veio para o que era seu, e Ele pretendia implantar uma grande reforma do judaísmo, porem, os judeus o rejeitaram.

VEIO TAMBÉM AOS SANTOS. As perseguições que ocorreram no princípio em Jerusalém fez com que os discípulos de Jerusalém se espalhassem não somente por todo o território de Israel, mais até para outros países. Santos neste caso, não dizem respeito a mortos canonizados por uma instituição religiosa, mas fala dos discípulos de Cristo vivos que eram separados do mundanismo e dedicados ao reino de Deus.

QUE ESTAVAM EM LIDA. Esta cidade ficava distante de Jerusalém, mais ou menos cinquenta quilômetros de distância, o que mostra que os apóstolos estavam estendendo suas missões um pouco mais longe de Jerusalém. Há quem diga que Lida tenha sido evangelizada por Filipe, haja vista que esta cidade estava na mesma rota que traçou aquele evangelista, quando fugindo de Jerusalém chegou a Samaria.

E ACHOU ALI CERTO HOMEM, CHAMADO ENÉIAS. Este nome significa: Louvor, louvável ou glorioso. Apesar de o Novo Testamento não mais falar a respeito deste homem, nem mesmo haver nos registros históricos da igreja primitiva nada a seu respeito, porem, sua citação nesta parte do livro de Atos dos Apóstolos nos faz conjecturar que Enéias fazia parte da igreja de Cristo que estava na cidade de Lida.

JAZENDO NUMA CAMA HAVIA OITO ANOS. Diferente do que aconteceu com o caso do coxo que foi curado na porta do templo de Jerusalém, chamada formosa, em que aquele homem era paralítico desde o ventre de sua mãe. Este Enéias citado por Lucas tinha adquirido essa sua paralisia a oito anos, o que para ele era uma eternidade, porque só quem sabe o quanto era difícil ficar todo o tempo em uma cama era Enéias.

O QUAL ERA PARALÍTICO. Ao falar sobre a cama e dizer que Enéias era paralítico, isso nos dá uma ideia do quanto este homem sofria, uma vez que, certamente dependia dos outros para tudo. Neste mesmo tempo, quem ficava nesta situação, geralmente se tornava extremamente pobre, porque não havia ajuda do governo como vemos hoje em nosso país e em outros também por meio do assistencialismo governamental. Pedro estava com a oportunidade gloriosa de glorificar o nome de Cristo mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...