quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atos 9:10

Atos 9:10 - E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E HAVIA EM DAMASCO. É curioso sabermos que na cidade de Damasco já haver um discípulo do reino de Deus, o que nos faz pensar que a grande comissão se cumpria sem que fosse necessário os apóstolos saírem de Jerusalém. O fato é que o Senhor Jesus fez uma grande obra e isso foi bem divulgado por todas as partes. Além do mais, no dia de Pentecostes haviam pessoas de todas as partes do mundo e que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador. As perseguições espalharam muitos irmãos no mundo.

UM CERTO DISCÍPULO. Depois da morte de Estêvão, as perseguições na Judeia e em todo o Israel se acirraram, e com isso, muitos dos discípulos de Cristo foram embora para outros países tentando escapar da prisão e da morte. A palavra discípulo é usada em termos gerais dentro do Novo Testamento para classificar aqueles que eram seguidores de Cristo e dos seus ensinos. Mas também fala das lideranças da igreja.

CHAMADO ANANIAS. Nesta mesma época este nome era bastante comum entre os judeus é tanto que vamos encontrar nas páginas do Novo Testamento outros Ananias. Ananias quer dizer: “Deus é gracioso”. Há quem diga que este Ananias era um daqueles setenta discípulos comissionados por Cristo a pregarem o evangelho das boas novas. O que podemos assegurar é que este discípulo tinha intimidade com Deus.

E DISSE-LHE O SENHOR. Esse pronome de tratamento tanto pode ser atribuído a Deus Pai, como também a Cristo Jesus, Ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Mas quase todos os comentaristas do Novo Testamento concordam que este “Senhor” do texto diz respeito ao Senhor Jesus. Como Ananias era um discípulo de Cristo, isso nos leva a pensar que ele estava disposto a cumprir qualquer determinação do Senhor Jesus, porque discípulo fala daquele que obedece ao seu Mestre em tudo que manda.

EM VISÃO. Essa colocação não diz respeito a uma visão física, mas sim, a uma visão espiritual das coisas sobrenaturais de Deus e de Cristo. Esse tipo de manifestação espiritual era comum entre os profetas de Deus e a comunicação do Senhor com os seus profetas. O livro de Apocalipse cabe bem neste tipo de visão espiritual da comunicação de Cristo com João. Seja como for, Ananias teve uma visão de Cristo.

ANANIAS! E ELE RESPONDEU. O que aconteceu entre o Cristo glorificado e seu discípulo Ananias é uma prova da divindade de Cristo, porque somente Deus é que é Onipresente, Onisciente e Onipresente. Cristo está assentado a destra de Deus, mas está presente na terra com seus servos, e sabe do nome de cada um deles, e muito mais, o Senhor Jesus sabe de tudo que acontece com os seus seguidores na terra.

EIS-ME AQUI SENHOR. Como discípulo que era de Cristo era de se esperar a prontidão da parte de Ananias para fazer tudo quilo que o Senhor Jesus determinasse para que ele viesse a fazer. Essa forma de responder da parte de Ananias nos ensina que precisamos estar sempre preparados para executarmos a vontade de Cristo. O fato de Ananias tratar o Cristo de Deus de Senhor isso nos fala de que ele se achava um dos humildes servos de Cristo, reconhecendo o Senhorio do grande Mestre, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...