sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Atos 10:22

Atos 10:22 - E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.
E ELES DISSERAM: CORNÉLIO, O CENTURIÃO. Aqueles três homens estavam instruídos por Cornélio a que dessem a resposta correta diante de Pedro, com o objetivo que o apóstolo não se recusasse a lhes acompanhar até Cesaréia. Este Cornélio era um sujeito respeitado por todos, que também achou muita graça diante de Deus pelo seu bom testemunho de vida. Fazia parte da elite do exercito romano e era um comandante que tinha a sua disposição uma turma de soldados do exército romanos.

HOMEM JUSTO. É bem provável que este Cornélio fosse um prosélito do judaísmo, ou em última análise simpatizante da religião tradicional dos judeus, para que fosse classificado de justo. Conforme o conceito da legislação de Moisés, para que um homem fosse considerado justo tinha que guardar os preceitos da lei de Moisés. Porem, dentro dos padrões sociais daquela época ser justo era ser correto em tudo.

E TEMENTE A DEUS. Essa colocação nos dá mais uma vez o indicativo de que Cornélio era um prosélito do judaísmo, porque os seguidores das demais religiões pagãs daquela época eram todos politeístas, sem darem o devido valor ao Deus único e verdadeiro. Ser temente a Deus é crer que existe um só Deus Criador, que governa o mundo e que também é o Juiz dos vivos e dos mortos, e que um dia julgará a todos.

E QUE TEM BOM TESTEMUNHO DE TODA A NAÇÃO DOS JUDEUS. Como autoridade romana, o centurião Cornélio fazia a diferença no seu tratamento com os hebreus, diferente das demais autoridades do império político de Roma que massacravam aos filhos de Israel. Neste mesmo tempo, os judeus estavam sendo dominados pelos romanos, e eram hostilizados por eles, mas Cornélio considerava aos filhos de Israel.

FOI AVISADO POR UM SANTO ANJO. Esta expressão utilizada pelos emissários de Cornélio pode ser lida em Atos 10:3-4 - Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Santo é dedicado a Deus.

PARA QUE TE CHAMASSE A SUA CASA. Essa foi à mensagem do anjo de Deus a Cornélio, conforme Atos 10:5-6 - Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. Os amigos de Cornélio estavam justamente a procura de Pedro porque um anjo de Deus quem ordenou.

E OUVISSE AS TUAS PALAVRAS. A essa altura dos acontecimentos, Pedro já estava entendendo o significado da visão que teve, quanto ao objeto que ele viu descer do céu com todos os tipos de animais e que ele matasse e comesse. O Espírito Santo de Deus estava colocando em ação uma nova e importante missão, a fim de que Pedro levasse o nome de Cristo em Cesaréia e para aquela família. Este fato era a quebra do monopólio da fé cristã, em que Pedro tinha que pregar o evangelho para os gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...