sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atos 8:39

Atos 8:39 - E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
E, QUANDO SAÍRAM DA ÁGUA. Filipe cumpria sua missão em realizar aquilo que Deus havia lhe incumbido de fazer, quanto ao eunuco, em que o pregador deixou suas atividades em cuidar da comunidade cristã em Samaria para vir ao encontro deste homem. Quando ao eunuco, ele compreendeu os elementos básicos do cristianismo, em que, sem imposição alguma, ele próprio pediu a Filipe que o batizasse. Ao sair das águas o eunuco estava dizendo que rompeu com a vida velha para ser nova criatura.

O ESPÍRITO DO SENHOR. A palavra “Espírito” neste texto está posta no versículo com sua letra inicial maiúscula, indicando de que o escrituras se reporta ao Espírito Santo. Agora, depois do dia de Pentecoste, era o Espírito do Senhor que estava em plenitude sobre a terra para dar continuidade a obra de Deus, com a implantação do reino de Deus sobre a vida das pessoas. Este é o Espírito de Deus, mas também de Cristo Jesus.

ARREBATOU. Esta palavra tem gerado bastante discussão por parte dos que gostam de polêmicas, uma vez que, são inúmeras as opiniões sobre o que aconteceu de verdade com Filipe. Neste caso, o verbo utilizado por Lucas nos fala de algo repentino, muito rapto, e a prova disto é que a saída da igreja da terra é chamada de arrebatamento. O que o autor pretende dizer é que o fato ocorreu de forma súbita ao ponto do eunuco nem perceber, e nem tão pouco o próprio Filipe, que foi arrebatado pelo Espírito.

A FILIPE. Nem tudo que há nas Sagradas Escrituras tem uma explicação lógica, principalmente no que diz respeito às coisas sobrenaturais. Quando se trata de Deus Pai, Filho e do Espírito Santo, tudo é possível, porque é justamente isso que se diz sobre Deus. Rejeitar ou não o fato do Espírito do Senhor literalmente ter transportado Filipe de um lugar para outro, cabe à fé de cada um e como aceitamos essa realidade.

E NÃO O VIU MAIS O EUNUCO. É provável que esse não fosse o desejo daquele homem Etíope, até porque os poucos momentos em que esteve com Filipe, foi intensamente significativo para o eunuco, e talvez tenha sido o momento mais importante de sua vida, porque por meio de Filipe ele conheceu o evangelho e a Cristo Jesus. Aquele contato foi interrompido abruptamente porque assim quis Deus.

E JUBILOSO. Para o eunuco, o mais importante já havia acontecido, pelo fato de que ele conheceu verdades da palavra de Deus, que nunca antes havia conhecido. Não há dúvida que a vida que aquele homem vivia, não o fazia ser uma pessoa feliz, pelo contrario, os seus muitos pecados o atormentava. Porem, agora, se sentia aliviado em sua consciência, por isso que a alegria o contagiava para o resto de sua vida na terra.

CONTINUOU O SEU CAMINHO. O eunuco não precisou voltar e procurar a Filipe para que fosse de forma mais exaustiva discipulado a respeito das novas coisas concernentes ao cristianismo. Aquele homem tinha convicção o suficiente para ir em frente, mesmo em uma terra pagã, mas não negar a sua fé em Cristo Jesus, o Salvador. Não temos como saber o resultado futuro deste homem, mas podemos conjecturar que ele provavelmente buscou pregar o evangelho de Cristo ao seu povo em seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...