sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atos 8:40

Atos 8:40 - E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
E FILIPE. O diácono Filipe nos deixa uma bela lição de homem de Deus em que ele se dedicou com zelo na evangelização de todos aqueles com quem tinha contato. Dentre os líderes da igreja de Jerusalém, Filipe foi um dos primeiros que buscou cumprir o ide imperativos de Cristo Jesus, em pregar o evangelho das boas novas além de Jerusalém e Judéia. Podemos dizer que este homem de Deus, neste momento dava lição de vida até mesmo nos apóstolos de Cristo que estavam acomodados somente em Jerusalém.

SE ACHOU. Se faz necessário voltar a falar sobre o que escreveu o Dr. Lucas no versículo anterior, em que ele fala sobre que o Espírito de Cristo arrebatou a Filipe e agora ele se achou em Azoto. Há que diga que o local onde Filipe batizou o eunuco em águas eram bem próximo de Azoto, por isso que o escritor não faz menção do espaço de tempo entre o momento do Batismo do eunuco e a chegada de Filipe em Azoto.

EM AZOTO. Esta cidade ficava cerca de trinta quilômetros da cidade de Gaza e era a primeira dentre muitas outras até que o viajante chegasse à cidade portuária de Cesaréia. Azoto era uma cidade antiga, que já existia no tempo da conquista de Canaã e tinha por nome Asdode, depois Azoto e por fim, ficou sendo chamada modernamente de Esdude. Era uma cidade totalmente voltada para a idolatria pagã.

E INDO PASSANDO. Filipe tinha consigo mesmo o mais nobre sentimento de um verdadeiro evangelista, porque não perdia tempo com outras coisas, mas por onde passava tinha o prazer de pregar as boas novas do evangelho de Cristo. Seu destino era chegar de volta à cidade de Samaria, porem, enquanto atravessava várias cidades e comunidades rurais, completava o prazer de sua alma em falar a respeito de Cristo. Todo aquele que sabe o valor da salvação tem contentamento em falar de Jesus Cristo.

ANUNCIAVA O EVANGELHO. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que verdadeiramente crer em sua mensagem. No evangelho o pecador se depara com a realidade de que precisa se arrepender dos seus pecados, nascer de novo pelo poder regenerador da palavra de Deus e se tornar uma nova criatura. Pelo evangelho o homem conhece a obra de redenção feita por Cristo e de reconciliação.

EM TODAS AS CIDADES. O Senhor Jesus durante o seu ministério pragava sobre o reino de Deus em todas as aldeias e cidade, porque ele desejava cumprir sua missão de evangelização do seu povo Israel. De início, os apóstolos de Cristo concentraram suas atividades em Jerusalém e demais cidades de Israel, porque eles tinham a esperança de que o Senhor Jesus voltaria em breve, e nas cidades evangelizavam mais pessoas.

ATÉ QUE CHEGOU A CESARÉIA. Essa Cesaréia não era a mesma cidade de Cesaréia de Filipe, esta última que ficava mais para dentro da Judeia, enquanto que esta Cesaréia citada por Lucas era uma das principais cidades marítimas daquela região. Não sabemos se Filipe foi ordenado à evangelista ainda em Samaria, mas de fato ele fez um grande trabalho de evangelização em toda aquela região. O nome desta cidade foi dedicado a Cesar Augusto imperador de Roma, e era uma cidade muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...