sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atos 8:37-38

Atos 8:37-38 - E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
E DISSE FILIPE: É LÍCITO. Toda e qualquer religião faz uma série de exigências para que alguém se torne membro de sua comunidade. O judaísmo era uma das religiões mais exigente, porque o prosélito do judaísmo em muitos casos desistia, porque o farto ficava pesado demais e insuportável de carregar. Não é diferente do que acontece em todas as denominações da atualidade, os membros das igrejas ao se batizarem nas águas assumem compromisso que não tem como cumprirem de forma alguma.

SE CRÊS DE TODO O CORAÇÃO. De acordo com o que nos ensina o Novo Testamento, eis aqui o que Filipe disse para o eunuco, única condição para que ele viesse a se batizar e fazer parte do cristianismo. Crê em que? Crer no evangelho das boas novas de Cristo e crer no poderoso nome de Cristo Jesus. Muitos são constrangidos a confessarem com palavras publicamente, mas neste caso, o crer era de todo coração.

E RESPONDENDO ELE DISSE: CREIO QUE JESUS CRISTO. Percebe-se que houve uma disposição animosa da parte do eunuco em acreditar nas palavras de Filipe, porque aquele homem tinha certeza que Jesus era suficiente para lhe proporcionar a salvação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo fala da missão do Messias de Deus.

É O FILHO DE DEUS. Essa prerrogativa de ser Jesus Filho de Deus é algo que o descreve como sendo o Messias prometido, aquele que era o enviado de Deus e ungido pelo Pai, como sendo Profeta, Sacerdote e Rei. Quem conhece o evangelho das boas novas sabe que Jesus não foi gerado por José, que era o seu pai adotivo, mais que o Senhor Jesus foi gerado pelo Espírito Santo de Deus, como sendo o Emanuel, Deus conosco.

E MANDOU PARAR O CARRO. O eunuco não ficou calculando sobre os prós e os contra pela sua decisão de a partir deste momento passar a ser um seguidor de Cristo Jesus, até porque ele sabia que era o melhor para sua vida. E Filipe percebendo que aquele homem havia crido de todo o seu coração no poderoso nome de Cristo Jesus, tomou uma atitude correta, mandou parar o carro para fazer algo muito importante, agora.

E DESCERAM AMBOS AS ÁGUAS. Aprendemos com essa passagem bíblica sobre como fazer para batizar a alguém. Todas aquelas religiões que praticam o ato do batismo cristão em água de acordo com o evangelho da verdade sabe que tanto o candidato ao batismo como o líder que faz a celebração devem ambos descer as águas. Tem falsas religiões ensinando errado, em que apenas o que é batizado é molhado com a água.

TANTO FILIPE COMO O EUNUCO, E O BATIZOU. Uma outra verdade que é dita neste texto é que tanto Filipe como o eunuco, ambos desceram as águas, e isso fala de se molharem completamente, por isso que o batismo cristão, de acordo com o evangelho, é por imersão e não por aspersão. Por fim, aprendemos neste texto também que Filipe era um diácono, mas que ele fez o batismo do eunuco. Muitas denominações negam esta regra, em que somente ministros celebram o batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...