sábado, 14 de setembro de 2019

Atos 9:25-26

Atos 9:25-26 - Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro. E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
TOMANDO-O DE NOITE OS DISCÍPULOS. Os judeus, líderes das sinagogas judaicas fecharam todas as portas da cidade de Damasco para que Saulo fosse preso e morto ao tentar fugir da cidade. Mas agora, Saulo contava com o apoio dos discípulos de Cristo, que eram todos aqueles que haviam se convertido ao evangelho da libertação. Como durante o dia ficava mais difícil de retirarem a Saulo da cidade de Damasco, porque haviam os guardas, então, os discípulos fizeram isso durante a noite.

O DESCERAM, DENTRO DE UM CESTO. Antes de se converter ao cristianismo Saulo de Tarso era muito respeitado nesta cidade, porque era um cidadão que tinha cidadania romana, bem como era um fariseu da alta elite religiosa dos hebreus. Mas agora, porque rompeu com o sistema dominante, tinha que sair escondido dentro de um cesto para não ser preso e morto. Os sistemas religiosos são em muitos casos cruéis.

PELO MURO. Descera, a Saulo de Tarso em um cesto pelo muro da cidade de Damasco. Não tinha como sair pelos portões da cidade, uma vez que puseram sentinelas em todas as entradas e saídas da cidade a fim de prenderem a Saulo. Todavia, este homem não podia nem reclamar do que agora estava tendo que enfrentar, porque a bem pouco tempo fazia o mesmo com os cristãos em Jerusalém.

E QUANDO SAULO CHEGOU A JERUSALÉM. Não foi nada fácil para Saulo fugir de Damasco diante das emboscadas que os seus conterrâneos, os seguidores do judaísmo lhe impuseram. Mas, finalmente Saulo estava de volta em Jerusalém, não tendo cumprido sua missão de quando saiu desta cidade. Mas neste momento, como um servo de Cristo e não como um perseguidor dos discípulos de Cristo Jesus, o Salvador.

PROCURAVA AJUNTAR-SE AOS DISCÍPULOS. O retorno de Saulo a cidade de Jerusalém foi absolutamente diferente do planejado por ele, de quando desta cidade saiu rumo a Damasco. Agora, ele não foi nem ao encontro dos principais dos sacerdotes, que o enviara a Damasco, mas ele buscou foi à companhia dos líderes do cristianismo. Com isso, fica mais que provado que o homem havia se convertido de verdade para Cristo.

MAS TODOS O TEMIAM. Era natural que os apóstolos e líderes das igrejas em Jerusalém desconfiassem de Saulo, porque a bem poucos dias atrás ele perseguia e prendia a quem confessava o nome de Jesus. Essa colocação feita por Lucas a respeito do comportamento dos apóstolos em relação a Saulo de Tarso mostra a gravidade dos sofrimentos que este homem havia promovido entre os servos e servas de Cristo Jesus.

NÃO CRENDO QUE FOSSE DISCÍPULO. Esse sentimento de desconfiança tinha razão de ser, porque Saulo era perverso e tinha prazer em prender famílias inteiras e os encerrar em prisões. De repente o homem volta de Damasco dizendo que agora era também um seguidor do Senhor Jesus, os apóstolos precisavam de provas evidentes de que efetivamente Saulo havia se convertido. Nestes dois versículos a palavra “discípulo” aparece por três vezes falando a respeito daqueles que seguiam a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...