sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Atos 10:23

Atos 10:23 - Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
ENTÃO, CHAMANDO-OS. Como já temos comentado anteriormente, é possível que aqueles homens não conhecessem a Pedro pessoalmente, nem tivesse ouvido fala a seu respeito. Também é menor ainda a possibilidade de Pedro conhece-los pessoalmente. Nem por isso, o apóstolo deixou de fazer uma excelente receptividade aos emissários de Cornélio. O quebra cabeça já começava a ser montado na mente de Pedro sobre a razão de ser daquela visão que Deus lhe concedeu um pouco antes.

PARA DENTRO. Neste momento, Pedro já dá início à possibilidade de ir com aqueles homens, e pensando na receptividade dele me Cesaréia, então cuidou em tratar bem os homens enviados por Cornélio. Pedro deve ter imaginado consigo mesmo: Deus quem tem determinado este negócio, eu não posso recusar este convite, partindo desta premissa, se eu quero ser bem recebido, tenho que tratar bem estes homens.

OS RECEBEU EM CASA. Na realidade, a casa nem de Pedro era, mas certamente Simão o curtidor havia lhe dito que fizesse de conta que aquela casa era sua para receber bem seus convidados. Não há dúvida que o apóstolo desejava também se aprofundar na conversa com aqueles homens a fim de conhecer melhor aquele homem chamado Cornélio, que era ao mesmo tempo uma grande e importante autoridade romana.

E NO DIA SEGUINTE. Naquele dia Pedro aproveitava para fazer os preparativos para sua viagem, e com isso, aproveitou para visitar as casas dos irmãos em Jope, pedindo oração a todos, porque tinha recebido da parte de Deus mais uma importante missão a ser cumprida. Podemos conjecturar que durante aquela noite Pedro tenha aproveitado para fazer suas orações a Deus pedindo sua proteção, porque estava indo para um lugar e encontrar com pessoas que ele até então não tinha conhecimento.

FOI PEDRO COM ELES. Quem sabe Pedro estava desenvolvendo um bom trabalho na cidade de Jope, e isso o prendia a igreja que ia conquistando a cada dia, mas ele começava a compreender que não fazia mais o seu próprio querer, mas tinha que estar disposto a realizar a obra de Deus. A visão que Deus deu a Pedro lhe forneceu a convicção de o mais importante era o interesse do reino de Deus e não dele próprio.

E FORAM COM ELES. O dia anterior e a noite foi suficiente para que a igreja se organizasse no sentido de dar uma força e um bom apoio ao apóstolo Pedro. Podemos afirmar que se formou uma comitiva para dar o apoio necessário a Pedro, lhe dizendo que ele e não estava só neste empreendimento. Percebe-se que Pedro já tinha conquistado de forma abundante a carinho e o respeito dos irmãos da igreja em Jope.

ALGUNS IRMÃOS DE JOPE. O Novo Testamento nos fornece a informação que se tornou comum o apoio das igrejas locais aos missionários, no sentido de lhes acompanhar até a próxima cidade, e Paulo fala sobre isso em suas cartas, e certamente foi o que aconteceu com Pedro neste evento. Acima de tudo, o que se pode aprender com a atitude os irmãos de Jope é que a obra de Deus não é feita apenas por uma pessoa, mais que com o envolvimento de muitos, isso agrada a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...