quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Atos 10:11-12

Atos 10:11-12 - E viu o céu aberto, e que descia um objeto, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.
E VIU O CÉU ABERTO. No arrebatamento dos sentidos, Pedro passa a ter na realidade uma visão da parte de Deus mostrando algumas coisas que era do interesse do reino de Deus. Dos dois sentidos mais usados nestas experiências espirituais são a audição bem como a visão. Não se pode afirmar com mais detalhe se Pedro estava vendo o céu atmosférico, sideral ou o céu como morada de Deus, que estavam abertos nesta visão. Mas podemos conjecturar que Lucas escreve sobre a comunicação do céu com a terra.

E QUE DESCIA UM OBJETO. Pedro estava na terra, e, portanto, como o que ele passa a ver em sua visão descia, isso confirma que o objeto vinha de cima para baixo. As coisas próprias desta dimensão terrena não precisam de uma visão espiritual para que sejam reveladas, porque os nossos sentidos físicos estão adaptados para ter contato direto com tais objetos materiais. Essa experiência de Pedro foi espiritual e não deste mundo.

COMO SE FOSSE UM GRANDE LENÇOL, ATADO PELAS QUATRO PONTAS. Na frase anterior se diz que era um objeto indefinido, e neste ponto este objeto ainda continua sem uma identificação real. O texto não diz que era um lençol, mas como se fosse um lençol, que por sua vez estava atado pelas quatro pontas. Às vezes tais visões espirituais falam de símbolos para expressarem verdades do mundo espiritual.

E VINDO PARA A TERRA. O direcionamento deste objeto voador tinha como objetivo trazer lições importantes para o apóstolo Pedro, porque era algo que vinha da parte de Deus. Essa experiência misteriosa de Deus com seu servo o apóstolo Pedro lhe ensinava que ele teria que passar por situações, que de princípio seria contraditória para ele, mas que no final de tudo, o reino de Deus seria engradecido nesta terra.

NO QUAL HAVIA DE TODOS OS ANIMAIS. O que Pedro estava vendo nesta sua visão era algo que para ele traria um grande impacto, porque ele, mesmo sendo um líder do cristianismo, mas ainda guardava muitos dos costumes e preceitos da lei de Moisés. É preciso lembrar que o Senhor Jesus viveu completamente conforme a legislação de Moisés, e que os seus apóstolos viveram um momento de transição entre o judaísmo e o verdadeiro cristianismo, que foi implantado por Paulo em todo o mundo gentílico.

QUADRÚPEDES E RÉPTEIS. Estes animais quadrúpedes sobre os quais escreve o Dr. Lucas neste livro dizem respeito aos animais que andam sobre suas próprias patas, pés ou pernas. Já os répteis dizem respeito àqueles animais que se arrastam pela terra, mesmo aqueles que possam ter pernas, mas se arrastam. Não há dúvida que estes animais incluem tanto os limpos, bem como os que eram considerados imundos.

DA TERRA, E AVES DO CÉU. O negócio era envolvendo a terra e o céu, por isso que a visão mostra os animais que faziam parte da terra, quadrúpedes e répteis, como também as aves que voam pelo meio do céu. Não sabemos por que os animais das águas, rios e mares, não foram incluídos nesta visão. A continuidade desta narrativa nos mostrará quais os objetivos principais desta visão que Deus estava dando a Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...