segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Atos 9:39

Atos 9:39 - E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
E, LEVANTANDO-SE PEDRO. Não que Pedro estivesse deitado ou assentado, mas essa expressão para a época fala de ação ou atitude positiva em aceitar o desafio proposto, que no caso de Pedro não era nada fácil. Não temos como saber o que Pedro estava fazendo no momento em que o convite chegou por parte daqueles dois homens de Jope, o que podemos imaginar é que Pedro ver a possibilidade de glorificar o nome de Cristo. Pedro não pensou duas vezes, mas aceitou imediatamente o grande desafio.

FOI COM ELES. O apóstolo estava cheio de fé, até porque ele viu com os próprios olhos pessoas que foram ressuscitadas de entre os mortos, uma vez que ele estava presente no caso da filha de Jairo, do filho da viúva de Naim, bem como no caso de Lázaro. Acima de tudo, ele era testemunha da ressurreição de Cristo, que era o Senhor da vida. Assim sendo, Pedro tinha convecção de que poderia ajudar neste caso inédito e novo.

E QUANDO CHEGOU. A chegada de Pedro a Jope deve ter gerado uma grande expectativa em que os discípulos de Cristo, que era o povo do Senhor Jesus naquela cidade, esperavam que o apóstolo fizesse alguma coisa em favor de Tabita ou Dorca. Acreditamos que a chegada de Pedro também deve ter gerado um grande alvoroço na cidade porque, porque as pessoas queriam ver com seus olhos o que iria acontecer.

O LEVARAM AO QUARTO ALTO. O fato de terem colocado Dorca neste quarto, tem o indicativo de que realmente todos os servos de Cristo tinham a esperança de que Dorca viesse a ressuscitar. Não sabemos quantas horas essa mulher ficou morta, porem, não houve um velório normal em que os familiares, amigos e conhecidos se despedia de quem havia morrido, porem, o corpo de Dorca foi guardado para a vida.

E TODAS AS VIÚVAS O RODEARAM. Estas viúvas das quais fala o texto, não dizem respeito as mulheres que eram contratadas para chorarem durante dias pelos familiares, como de costume. Mas estas viúvas eram as discípulas de Cristo, que faziam parte da comunidade cristã de Jope, certamente aquelas irmãs mais carentes que foram sempre beneficiadas com as ações benevolentes e fraternais de Dorcas.

CHORANDO E MOSTRANDO AS TÚNICAS E AS ROUPAS. Esse pranto que as irmãs apresentavam diante de Pedro, não era seguindo uma tradição do velório, mais era o choro de amor que sentiam pela perda de uma vida tão importante para a igreja. Ao mesmo tempo, as viúvas tentavam sensibilizar a Pedro da falta que a irmã Dorca iria fazer as pessoas mais carentes, se ela realmente não voltasse a viver neste momento.

QUE DORCAS FIZERA QUANDO ESTAVA COM ELAS. Dorca, que era uma serva de Cristo tinha uma biografia que tocava nos sentimentos das outras pessoas, em que por meio de suas ações o amor fraternal era semeado. Comumente se ouve sermões sobre a falácia do amor fraternal, todavia, poucos exemplos de quem realmente pratica o segundo mandamento da lei de Cristo, que é amar ao próximo como a se mesmo. O exemplo de Dorca ficou registrado para que se multiplique em todo o tempo e lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...