quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atos 8:22-23

Atos 8:22-23 - Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração. Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade.
ARREPENDE-TE, POIS. João Batista exerceu seu ministério batendo nesta tecla e falando da necessidade de arrependimento. Jesus também pregou para os judeus sobre a solução para os seus muitos pecados, o arrependimento. Os apóstolos não poderiam agir diferente, mas em suas pregações chamavam o povo ao arrependimento. Neste caso, Pedro aconselha a Simão que buscasse um verdadeiro arrependimento, como demonstração de que agora ele era um seguidor do evangelho.

DESSA TUA INIQUIDADE. As escrituras falam sobre “iniquidade” como a institucionalização de determinados tipos de pecado na vida de uma pessoa, ou seja, quando a pessoa sabe que suas práticas são pecaminosas, mas que termina aceitando o errado como certo. Simão, apesar de ter crido no evangelho pregado por Filipe, mais não havia largado ainda seus velhos hábitos de querer comprar a tudo e a todos.

E ORA A DEUS. É perceptível que os apóstolos gostavam da prática da oração, porque neste livro existem várias referências em que os líderes da igreja primitiva falam na importância da oração na vida cristã. Pedro recomenda a Simão, que tivesse uma conversa particular e íntima com Deus, por meio da oração, pedindo perdão pelos seus pecados. Aprendemos aqui que a oração serve também para se obter perdão de Deus.

PARA QUE PORVENTURA TE SEJA PERDOADO. O império religioso de Roma ensina que os supostos representantes de Pedro, seja o principal ou os locais tem poder de perdoar os pecados das pessoas. Portanto, não aprenderam com Pedro, que exortou a Simão que buscasse o perdão dos seus pecados diretamente com Deus, mediante a oração. Se o pecado é contra Deus, então, tem que buscar o perdão direto de Deus.

O PENSAMENTO DO TEU CORAÇÃO. Quais as lições que podemos tirar deste exemplo? Pedro não teve condições de perdoar o pecado de Simão, mas lhe exortou que orasse a Deus para que o juiz dos vivos e dos mortos perdoasse a Simão. Aprendemos também que as nossas iniquidades ou pecados que praticamos em nossos pensamentos mais íntimos precisam de arrependimento e do perdão de Deus.

POIS VEJO QUE ESTÁS EM FEL DE AMARGURA. Quando Pedro trouxe a tona, as verdades sobre o que se passava na mente e no coração de Simão, então, houve um choque de consciência na alma de Simão, ao ponto de ele ser imediatamente abatido em seu espírito. Aparentemente, o pecado provoca sensações de contentamento e de satisfação antes e durante a sua prática, mas tem consequências terríveis logo depois.

E EM LAÇO DE INIQUIDADE. No caso de Simão, este laço de iniquidade apontado por Pedro diz respeito aos seus costumes da vida velha que se aflorou neste momento na vida de Simão. O evangelho afirma que, não importa que tipo de vida o homem tenha vivido, quando ele se arrepende dos seus pecados e é regenerado pelo poder do Espírito Santo, seus pecados são lançados no mar do esquecimento e tal pessoa passa a ser uma nova criatura. Simão ainda estava preso nos seus pecados da vida velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...