quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atos 8:27

Atos 8:27 - E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração.
E LEVANTOU-SE, E FOI. Vale destacar duas coisas neste ponto do comentário, em que a primeiro foi à atitude de Pedro em João, eles que tomaram a atitude de saírem do conforto para irem à cidade de Samaria fazerem missões. Agora, foi o caso de Filipe, que estava satisfeito com seus trabalhos em Samaria, mas veio o anjo e determinou que ele saísse do quadrado para levar o evangelho a um único ouvinte. Muitos líderes de hoje precisam aprender com estes homens de Deus para fazerem missões.

E EIS QUE UM HOMEM ETÍOPE. Quando o anjo falou com Filipe, não falou a respeito deste homem, mais simplesmente lhe enviou para um determinado lugar a fim de cumprir uma missão importante. Lucas não escreve sobre os detalhes da viagem de Filipe, porem, o coloca direto no deserto, onde ele se encontraria com este homem Etíope. O escritor fala de um cidadão da Etiópia, que eram povos semitas do deserto.

EUNUCO. De acordo com o que podemos aprender com as Sagradas Escrituras, haviam três tipos de Eunucos, em que o primeiro deles eram aqueles que por problemas congênitos já nasciam castrados. O segundo eram aqueles que os seus superiores mandavam castrá-los por motivos diversos. Já o terceiro eram aqueles que faziam votos de castidade, e por fé renunciavam a sua vida sexual para se dedicar para Deus.

MORDOMO-MOR, DE CANDACE, RAINHA DOS ETÍOPES. O fato deste homem ser o mordomo-mor da rainha Candace já se diz muito sobre seu caráter e personalidade, uma vez que, somente pessoas de alta confiança dos reis ficavam com a responsabilidade de cuidarem da vida e dos interesses da rainha. Geralmente os reis se utilizavam de tais eunucos porque eles não seriam tentados a seduzir suas mulheres.

O QUAL ERA SUPERINTENDENTE DE TODOS OS TESOUROS. Além de cuidar da própria esposa do rei dos Etíopes, o eunuco também era o tesoureiro real, aquele que fazia toda a contabilidade do reino ou império. Este eunuco era um homem altamente sábio e inteligente, completamente cheio de responsabilidades diante do seu povo, bem como e principalmente diante das autoridades de seu país, pois, era o tesoureiro real.

E TINHA IDO A JERUSALÉM. O eunuco era possivelmente um prosélito do judaísmo, pelo fato dele ter feito esta viagem à cidade de Jerusalém. Neste momento da história de Israel, a capital dos judeus era um importante centro religioso do mundo, assim como nos dias de Hoje também, e será muito mais no futuro, depois do arrebatamento da igreja, porque o judaísmo vai voltar a ter o seu momento de apogeu no futuro.

PARA ADORAR. Em se tratando do templo de Jerusalém, construído por Herodes, os sacerdotes e principalmente o sumo sacerdote era quem ocupavam os mais proeminentes lugares. Os judeus e verdadeiros seguidores do judaísmo podiam ter acesso ao grande salão de adoração. Já os prosélitos do tradicional judaísmo ficavam na parte externa do templo, também chamado de pórtico de Salomão, que era uma área coberta. Este eunuco rompeu com a idolatria para ser um adorador de Jeová.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...